Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início à construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS, o qual será elaborado pela Consultora Líder Engenharia e Gestão de Cidades. 

O PMGIRS é um instrumento de planejamento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Lei Federal nº 12.305/2010. O qual deverá ser utilizado como ferramenta para a execução da gestão dos resíduos, definindo-se as metas, diretrizes e a normatização dos serviços. 


Você pode acompanhar a construção do PMGIRS que acontecerá de acordo com as seguintes etapas:

ETAPA 1 - DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

RELATÓRIO 01 - DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO


ETAPA 2 - DIAGNÓSTICO

RELATÓRIO 02 - DIAGNÓSTICO ANALÍTICO

RELATÓRIO 03 - DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

RELATÓRIO 04 - DIAGNÓSTICO FINAL


ETAPA 3 - PROGNÓSTICO

RELATÓRIO 05 - PROGNÓSTICO


ETAPA 4 - CONCEPÇÃO DOS PROGRAMAS, PROJETOS, E AÇÕES

RELATÓRIO 06 - PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES

RELATÓRIO 07 - MINUTAS DE LEIS

RELATÓRIO 08 - PARTICIPAÇÃO SOCIAL

RELATÓRIO 09 - PGRCC

RELATÓRIO 10 - PGRSS


ETAPA 5 - DEFINIÇÃO DOS MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

RELATÓRIO 11 - DEFINIÇÃO DOS MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO


ETAPA 6 - CONSOLIDAÇÃO DO PMGIRS

RELATÓRIO 12 - PMGIRS PRELIMINAR

RELATÓRIO 13 - PMGIRS FINAL


CONSULTA PÚBLICA - PMGIRS

O PMGIRS, conforme seu cronograma, teve o período de 03 de setembro de 2025 à 03 de outubro de 2025 destinado à Consulta Pública de todos os relatórios de elaboração do PMGIRS, bem como do PMGIRS preliminar.



Envie suas dúvidas e sugestões para o e-mail: gestao.residuos@piraquara.pr.gov.br

Telefones para contato - (41) 3590-3521 




Eventos realizados:

OFICINAS DIAGNÓSTICO 

Nos dias 25, 26, e 27 de junho e nos dias 02 e 03 de julho de 2024 foram realizadas as Oficinas de apresentação e diagnóstico do PMGIRS em várias localidades do município de Piraquara (Recanto das Águas, Guarituba, Santa Mônica, e Guarituba Pequena). 

O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 3 - Diagnóstico Participativo.    

AUDIÊNCIA PÚBLICA - DIAGNÓSTICO

No dia 21 de agosto de 2024 de 2024 às 08h30min. foi realizada a Audiência Pública de Diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS de Piraquara no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza (Parque das Águas).

O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 3 - Diagnóstico Participativo.    


AUDIÊNCIA PÚBLICA - PROGNÓSTICO, PROGRAMAS, PROJETOS, AÇÕES E REGULAMENTAÇÕES 

No dia 20 de março de 2025 às 18h30min. foi realizada a Audiência Pública de Prognóstico, Programas, Projetos, Ações e Regulamentações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS de Piraquara na Câmara Municipal de Piraquara.

O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 08 - Participação Social da Etapa 04.