Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS
A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início à construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS, o qual será elaborado pela Consultora Líder Engenharia e Gestão de Cidades.
O PMGIRS é um instrumento de planejamento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Lei Federal nº 12.305/2010. O qual deverá ser utilizado como ferramenta para a execução da gestão dos resíduos, definindo-se as metas, diretrizes e a normatização dos serviços.
Você pode acompanhar a construção do PMGIRS que acontecerá de acordo com as seguintes etapas:
ETAPA 1 - DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
RELATÓRIO 01 - DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
ETAPA 2 - DIAGNÓSTICO
RELATÓRIO 02 - DIAGNÓSTICO ANALÍTICO
RELATÓRIO 03 - DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO
RELATÓRIO 04 - DIAGNÓSTICO FINAL
ETAPA 3 - PROGNÓSTICO
RELATÓRIO 05 - PROGNÓSTICO
ETAPA 4 - CONCEPÇÃO DOS PROGRAMAS, PROJETOS, E AÇÕES
RELATÓRIO 06 - PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES
RELATÓRIO 07 - MINUTAS DE LEIS
RELATÓRIO 08 - PARTICIPAÇÃO SOCIAL
RELATÓRIO 09 - PGRCC
RELATÓRIO 10 - PGRSS
ETAPA 5 - DEFINIÇÃO DOS MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
RELATÓRIO 11 - DEFINIÇÃO DOS MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
ETAPA 6 - CONSOLIDAÇÃO DO PMGIRS
RELATÓRIO 12 - PMGIRS PRELIMINAR
RELATÓRIO 13 - PMGIRS FINAL
CONSULTA PÚBLICA - PMGIRS
O PMGIRS, conforme seu cronograma, teve o período de 03 de setembro de 2025 à 03 de outubro de 2025 destinado à Consulta Pública de todos os relatórios de elaboração do PMGIRS, bem como do PMGIRS preliminar.
Envie suas dúvidas e sugestões para o e-mail: gestao.residuos@piraquara.pr.gov.br
Telefones para contato - (41) 3590-3521
Eventos realizados:
OFICINAS DIAGNÓSTICO
Nos dias 25, 26, e 27 de junho e nos dias 02 e 03 de julho de 2024 foram realizadas as Oficinas de apresentação e diagnóstico do PMGIRS em várias localidades do município de Piraquara (Recanto das Águas, Guarituba, Santa Mônica, e Guarituba Pequena).
O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 3 - Diagnóstico Participativo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - DIAGNÓSTICO
No dia 21 de agosto de 2024 de 2024 às 08h30min. foi realizada a Audiência Pública de Diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS de Piraquara no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza (Parque das Águas).
O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 3 - Diagnóstico Participativo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - PROGNÓSTICO, PROGRAMAS, PROJETOS, AÇÕES E REGULAMENTAÇÕES
No dia 20 de março de 2025 às 18h30min. foi realizada a Audiência Pública de Prognóstico, Programas, Projetos, Ações e Regulamentações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS de Piraquara na Câmara Municipal de Piraquara.
O evento contou com ampla participação da população que trouxe várias contribuições para a construção do PMGIRS, e fazem parte do Relatório 08 - Participação Social da Etapa 04.