Secretaria de Educação

Plano de Ações Articuladas (PAR)

Publicado em 18/04/2023 às 11:07


Apresentação 

   O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

   O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do PDE, e inaugura um novo regime de colaboração, que busca articular a atuação dos entes federados sem aferir-lhes a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, que compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

    A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

O PAR no município de Piraquara

    Em 2008 o município de Piraquara, considerado pelo Ministério da Educação, na época, como município prioritário no que se refere a sua política pública educacional por apresentar um grande número de escolas municipais com IDEB abaixo da média nacional, elaborou o seu primeiro Plano de Ações Articuladas. Essa elaboração foi realizada por um comitê local composto por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Nos anos de 2009 a 2011 vários foram os programas do MEC que se efetivaram no município a partir da elaboração desse documento, entre eles podemos citar: Proinfo, Escola Acessível, Mais Educação, PDE – Escola, Sala de Recursos Multifuncionais, Pro infância, Quadra coberta, Pró-letramento, entre outros.

    Além dos convênios e adesões aos programas do Governo Federal, o município assumiu o compromisso de realizar outras ações previstas no PAR as quais estão relacionadas a quatro dimensões: gestão educacional, formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

    Em 2011, os indicadores relacionados ao IDEB do município melhoraram significativamente, com isso Piraquara deixou de ser vista pelo Ministério de Educação como prioritário no que se refere a sua política educacional, no entanto, continuou com a responsabilidade de realizar a adesão aos programas do Ministério da Educação. Nesse mesmo ano município foi orientado a atualizar o seu diagnóstico, na nova estrutura do PAR com vigência para o período de 2012 a 2014. Assim, a Equipe Local, juntamente com o Comitê Compromisso Todos Pela Educação realizaram a atualização dos dados da realidade local, com ênfase na importância do planejamento na construção da qualidade do ensino e posteriormente realizando a elaboração desse planejamento.


Equipe PAR 2011 - 2014

Equipe Local de elaboração e monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Rede Municipal de Ensino de Piraquara. 

1-    Loireci Dalmolim de Oliveira – Secretária Municipal de Educação

2-    Joselita Romualdo da Silva – Coordenadora de Gestão Educacional

3-    Adriana de Souza Alves – Coordenadora dos Programas do Ministério da Educação

4-    Michelle Angelita Zielinski – Coordenadora das Instâncias Colegiadas

5-    Helen T. Winter – Coordenadora Pedagógica de Matemática   

6-    Marli dos Santos Theodoro – Coordenadora Pedagógica da Escola Mun. João B. Salgueiro

7-    Rosilene W. Vomsheidt – Secretária Escolar da Escola Municipal Marilda C. Salgueiro

8-    Cristiane Silmara Klüppell Vieira – Coord. Pedagógica da Escola Mun. Guilherme Ribeiro 

9-    Cícero Danta de Oliveira – Diretor da Escola Municipal Hermínio de Azevedo

10-  Noeli Terezinha Micos Pereira – Diretora do Centro M. de Ed. Infantil Margarida Zeni          

 

Atribuições da Equipe Local

I-             Elaborar o diagnóstico da situação educacional do município;

II-            Elaborar e acompanhar a implementação e execução do PAR;

III-           Analisar as estratégias de implementação das propostas do PAR;

IV-          Analisar os relatórios de progresso da execução do PAR;

V-           Avaliar o desempenho e os resultados alcançados pelo PAR;

VI-          Monitorar as ações do PAR

VII-         Identificar as possibilidades de articulação e parcerias que possam contribuir para               acelerar a implementação e execução do PAR;

VIII-       Contribuir para o diálogo com as escolas da Rede Municipal de Ensino na              ampliação da Adesão e Execução do PAR e na sua divulgação junto à sociedade              civil.

Comitê Local do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação

1     Loireci Dalmolim de Oliveira – Representante da Secretaria Municipal de Educação

2     Silvia Biss Cordeiro – Representante da Associação dos Professores Municipais de Piraquara

3     Claudiovane Parralego de Aguiar – Representante da Assoc. dos Prof. Mun. de Piraquara

4     Adriane Ferreira – Representante do Conselho do FUNDEB

5     Ana Lúcia Zambão – Representante do Conselho Municipal de Educação

Atribuições do Comitê Local do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação

        Mobilizar a sociedade e acompanhar as metas do Ideb na Rede Municipal de Ensino.