Documentos

CAPS AD

Publicado em 02/05/2023 às 14:23


                                                                                                         

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)

 

A rede de Saúde Mental do município de Piraquara é composta por Centros de Atenção Psicossocial, referenciados como: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II).

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão no descritivo do Plano Municipal de Saúde de Piraquara (2022-2025), item 4.2 da Atenção Especializada (página 106).

São centros de saúde do nível de média complexidade (entendida como o segundo nível de atenção à saúde no SUS), e foram instituídos pelo Decreto nº 4.726, de 2003, que aprovou a estrutura regimental do Ministério da Saúde. Compõe-se por ações e serviços que visam atender aos principais problemas de saúde e agravos da população, cuja prática clínica demanda disponibilidade de profissionais especializados e o uso de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico. São atendimentos realizados por profissionais de nível médio e nível superior.

A linha de cuidado dos Centros de Atenção Psicossocial é realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), atendendo a população a partir de 12 anos de idade, que apresentam transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas para realização de acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários buscando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Possui uma equipe multiprofissional formada por: Médico Psiquiatra, Médico Clínico, Enfermeiro com formação em Saúde Mental, Terapeuta ocupacional, Assistente Social, Psicólogo, Técnico Desportivo, Técnico Administrativo, Auxiliares de Enfermagem e Técnicos de Enfermagem.

O trabalho desempenhado pela ótica multiprofissional está voltado ao cuidado mais intensivo e/ou de reinserção psicossocial que ultrapasse as possibilidades de intervenção das Unidade Básicas de Saúde (UBS) e atendimento de Saúde Ambulatorial.

 

Centro Psicossocial, Álcool e Droga (CAPS AD).

Fonte: Acervo SMSP, 2021