O que Fazer

Roteiros

Publicado em 12/04/2023 às 10:02

Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu

As Ciclorrotas apresentam o 1º roteiro de cicloturismo da região das Nascentes do Rio Iguaçu, percorrendo serras, campos e estradas rurais em uma aventura pelos mais remotos e belos caminhos da Serra do Mar. Trata-se de um produto turístico implementado em agosto de 2019 nos municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras que tem por objetivo viabilizar roteiros de cicloturismo compostos por paisagens incríveis em meio à Serra do Mar.


O visitante tem a oportunidade de passear por roteiros temáticos e sinalizados em meio a uma natureza única e bucólica, composta por florestas, campos, represas e montanhas que guardam a pureza das águas que abastecem a Grande Curitiba e formam o gigante Rio Iguaçú.

Somadas, as ciclorrotas oferecem 234 quilômetros que passam pelos principais pontos turísticos dos municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras. Cidades da Região Metropolitana de Curitiba conhecidas por belas paisagens naturais e um amplo circuito turístico, unem forças e articulam-se em forma de acordo de cooperação para a criação das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu.

No trajeto os cicloturistas conhecerão um pouco mais da história dos povos que colonizaram a região, além de terem diversas opções de lazer e gastronomia, bem como serviços associados. Ao longo do trajeto toda a infraestrutura foi pensada para proporcionar mais conforto e informações aos turistas. Para isso foram instalados totens e placas indicativas interligando os três municípios, com informações detalhadas das Ciclorrotas e específicas sobre a região. Há ainda a presença de QR Codes (também existentes nos materiais impressos) que levam a um mapa turístico digital de cada município.

CIRCUITOS

Com 42,1 quilômetros de extensão, o circuito é composto por florestas, campos, várzeas e montanhas que guardam a pureza das águas que abastecem a grande Curitiba.

Os circuitos contam com trechos asfaltados, estradas de chão e outros pisos, a elevação é variada, proporcionando mais ação ao turismo, tudo isso com belas paisagens naturais levando mais emoção. Soma-se a isso a rica história da região, muito lazer, uma variada gastronomia e muitos outros serviços. Sua infraestrutura foi pensada para atrair não somente ciclistas, mas também corredores, caminhantes e turistas.

ROTAS TEMÁTICAS

Para trazer ainda mais facilidade aos cicloturistas, o roteiro é dividido em Rotas Menores Temáticas, sendo a principal delas com 42,1 quilômetros, iniciando e terminando no Parque das Águas de Pinhais. Nas Rotas Menores os ciclistas poderão iniciar em qualquer um dos 13 pontos, as quais somadas terão uma extensão superior a 255 quilômetros.

Em Pinhais as Rotas Menores são divididas em quatro: Cervejeira (9,9 km), Caminho das Águas (15,6 km), Ecológica (7,3 km) e Curitiba-Parque das Águas (5,9 km). Em Piraquara elas são cinco: Parque das Águas Piraquara (18 km), Mananciais da Serra (20 km), Túnel da Roça Nova (26,4 km), Colonização Trentina (14,2 km) e Morro do Canal/Aldeia (8,6 km). Já em Quatro Barras também serão quatro Rotas Menores: Montanhas (12,km), Caminho do Itupava (9,3 km), Graciosa Mata Atlântica (24,3 km) e Circular Quatro Barras (19,3 km).

Para maiores informações contate o Departamento de Turismo: (41) 3590-3320 / (41) 3590-3321 
E-mail: turismo@piraquara.pr.gov.br

Siga nas Redes Sociais:
@Turismo_Piraquara
@CiclorrotasNascentesdoIguaçu

Roteiro Turístico Caminho Trentino nos Manaciais da Serra

O Caminho Trentino abrange a sede do município e os mananciais da Serra, passando pelas comunidades de Volteio, Laranjeiras, Roça Nova, Capoeira dos Dinos, Colônia Santa Maria, Entremar e Botiatuva. No trajeto encontram-se muitos empreendimentos que oferecem passeios a cavalo e aulas de equitação, algumas pousadas e a venda de café rural, comida caseira, galinhas e ovos caipira, vinhos, queijos, manteiga caseira, mel, salame, carneiro, morangos orgânicos, entre outros produtos, bem como a Vila Agroecológica.

Segmentos turísticos no Roteiro: Piraquara oferece uma grande diversidade de locais para a prática do turismo de aventura e para aqueles que gostam do contato com a natureza. São estradas rurais com mais de 100 km para a prática de mountain bike, caminhadas, trekking, escalada e cavalgada, onde se encontram belíssimas paisagens que podem ser admiradas nos trajetos.