Programa Cozinha Brasil realiza curso em Piraquara

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Durante esta semana aconteceu o curso do Programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo SESI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, realizado em três turnos. Em Piraquara a capacitação foi realizada em parceria coma Secretaria de Assistência Social, no Centro da Juventude Vereador Oriles Alves de Faria, e participaram merendeiras de Escolas Municipais e comunidade em geral. O Programa tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Para a secretária de Assistência Social, Cristina Maria Rizzi Galerani, o curso promove a educação alimentar e tem impactos positivos para a saúde e valorização da renda, por meio do aproveitamento total dos alimentos.

O curso de Educação Alimentar, composto de palestras e aulas práticas, ensina a aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família. Marli Araújo, que trabalha com merenda escolar há três anos, afirma que “o curso é muito bom, traz muitas novidades, estou aprendendo bastante”. No curso os alunos aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; preparar refeições observando a limpeza, preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada, considerando as condições de higiene; promover a melhoria da rena familiar, com menos ou nenhum desperdício de alimentos. Sônia Maria, que trabalha na merenda escolar há sete anos, diz que “o curso é muito bom, estou aprendendo a aproveitar todas as partes dos alimentos, até folhas e cascas”. O Programa conta com uma unidade móvel equipada com sala de aula e cozinha para a parte prática. Os participantes receberam um kit de material didático para uso após o curso.