Prefeitura de Piraquara orienta criadores para a vacinação dos rebanhos contra a raiva

Publicado em 21/06/2013 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara orienta os criadores para realizarem a vacinação de todos os animais de criação. A medida visa à prevenção da doença no município, que possui proprietários de bovinos, equídeos, ovinos, caprinos e suínos. A doença mortal é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso de todos os animais mamíferos, inclusive dos homens.

A raiva é uma doença que não tem cura e a única forma de controle é a prevenção através da vacinação. Os principais sinais da doença são: isolamento do rebanho, mugidos roucos e frequentes, dificuldade para defecar e urinar, engasgo e salivação abundante, andar cambaleante, paralisia e morte. O principal transmissor da raiva para os animais de criação é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.

Em caso de suspeita, morte por causa desconhecida, ou se for constatado algum dos sinais da doença, o proprietário deve comunicar imediatamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, por meio do telefone 3673-8555. A vacina contra a raiva pode ser comprada em qualquer revendedora de produtos agropecuários.

Como ajudar na prevenção

- Vacinando os animais de criação

- Informando a existência de algum local que esteja servindo de abrigo para morcegos em sua propriedade ou arredores

- Observando e informando a existência de animais agredidos por morcegos