Notícia

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Piraquara

Publicado em 21/06/2013 às 00:00

Estavam presentes no evento o prefeito e a vice-prefeita de Pinhais, Luizão Goulart e Marli Paulino, o deputado federal Leopoldo Meyer, o Major Samir Wassouf, representando o Tenente Coronel Washington Lee Abe, do Batalhão de Guarda de Piraquara, além de lideranças locais, servidores municipais e a comunidade em geral.

O evento iniciou com posse dos vereadores: José Eugênio, Ernani Winter, Adriano Cordeiro, Edson Baianinho, Erondi Lopes, Gilmar L. Cordeiro, José Machado, Josimar Fróes, Maicon, Miguel Scrobot, Sidney César Mamede, Valdeci de Andrade e Valmir Soares (Rock). Após a assinatura houve a leitura do compromisso regimental e o juramento, sendo assim instalada a 16ª legislatura da Câmara Municipal de Piraquara. Nos discursos, todos agradeceram a Deus, à família e a todos que os apoiaram, afirmando que podem contar com eles. Alguns assumiram compromissos de trabalhar em prol de áreas específicas como a educação. Em seguida aconteceu a posse do prefeito e do vice-prefeito, com a transmissão de cargo pelo ex-prefeito Gabriel Jorge Samaha (Gabão), que estava presente com a esposa, Fernanda Artigas. A esposa do prefeito Marquinhos, Ana Mazon de Souza Tesserolli e do vice Antunes, Claudiane Ferrari, também estavam presentes.

O prefeito de Pinhais, Luizão, afirmou que “a população depende de políticos sérios, de políticos responsáveis, que precisam e devem cada vez mais ter compromisso com a nossa população”, e concluiu: “então eu quero desejar a nossa mãe Piraquara muito sucesso e que Deus abençoe o trabalho de todos que estão tomando posse”.

O prefeito Marquinhos, em seu discurso, agradeceu a Deus, à família, à acolhida da população e ao apoio de todos que estiveram com ele durante a campanha, e afirmou: “a esperança sobreviveu e a população de Piraquara decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos”. Em suas palavras mostrou que a mudança deve basear o planejamento e as ações desta gestão. “Nós fomos eleitos para liderar mudanças no ato de se governar e mais do que isso, na forma de se fazer política nessa cidade”, declara. Marquinhos falou do organograma da Prefeitura, que deve ser enxuto, do secretariado, que será mais técnico e de algumas mudanças que devem ser feitas nas Secretarias. O ex-prefeito Gabão agradeceu a todos que trabalharam com ele, lembrou que pela primeira vez na história de Piraquara houve um trabalho de transição de gestão e afirma: “é muito importante essa vontade de construir da nova gestão, e o Marquinhos tem o meu respeito”.

Mais tarde aconteceu a eleição da mesa diretora do Legislativo Municipal: o vereador Professor Gilmar foi escolhido como o presidente da Câmara e o Erondi, vice. O Professor Josimar é o 1º secretário e o Pastor Valdeci 2º secretário. A chapa recebeu 7 votos contra 6 do outro grupo.

 

A NOVA GESTÃO

Transparência

Em todos os canais de comunicação que serão estabelecidos com a população a resposta deve acontecer no mais curto espaço de tempo possível. Todos os secretários e dirigentes deverão seguir essa diretriz. Serão prestigiados os conselhos setoriais, criadas câmaras locais, e será dedicada especial atenção à imprensa. A gestão deve se submeter aos mecanismos de controle externos.

Secretariado

O secretariado é formado por pessoas experientes, privilegiando o aspecto técnico. Está decidida a redução de 23 cargos com status de secretário para 14, que será submetida à aprovação pela Câmara de Vereadores. A estrutura da administração municipal será enxuta e suficiente para instituir um governo de resultados.

Reforma administrativa

Uma profunda reforma administrativa com a requalificação da administração em todos os setores, reestruturação e um choque de gestão. Criação de um Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional para qualificar permanentemente os servidores.

Compras

As compras de materiais e serviços serão acompanhadas de perto e exigirão um planejamento detalhado objetivando a economia de recursos sem o comprometimento da qualidade. Para isso as compras serão centralizadas e os mecanismos de controle e fiscalização descentralizados.

Desenvolvimento

Desenvolver significa crescer com qualidade e sustentabilidade. Será criada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que vai cuidar da Indústria e Comércio, do Emprego, da Renda, da Agricultura e do Turismo.

Infraestrutura

Acelerar a manutenção das ruas e incrementar a pavimentação das vias, além de calçadas e guias. Um avanço na coleta e tratamento de esgoto são metas que esse governo buscará fazer cumprir. O município e a Sanepar tem interesses comuns que devem ser aproveitados e será cobrado da Sanepar aquilo que o município tem de direito. Parcerias e convênios que possam reduzir significativamente o preço da implantação de programas.

Cultura, esporte e lazer

Cultura, esporte e lazer serão tratados com especial atenção. Projetos e investimentos na cultura e nas artes, alguns já encaminhados, para dar oportunidade aos artistas locais: cantores e compositores, atores, poetas, a banda municipal, pintores. Incentivo aos esportes para adultos, crianças, jovens e idosos.

Assistência Social

Ampliar o atendimento da Secretaria de Assistência Social, que já vem executando um bom trabalho, é uma meta do governo. Instrumentalizar a Secretaria para que ela possa dar conta deste desafio.

Saúde

A saúde carece de um choque de gestão e há falta de instrumentos essenciais, coisas que já estão a caminho. Já foram abertos canais de comunicação com o Ministério da Saúde e os recursos começarão a chegar ao município. A Secretaria e todas as unidades de atendimento serão informatizadas.

Educação

A educação das crianças é uma prioridade que vai movimentar todo o governo. Aumentar os recursos para esta área é um compromisso. A educação no país deve passar por momentos de transformação e é preciso estar preparado para aproveitar todas as oportunidades que surgirem para elevar o desempenho escolar das crianças

Credibilidade

Recuperar a credibilidade do município cumprindo com os compromissos firmados com a Caixa Econômica Federal, com o Ministério do Governo Federal, e todos os compromissos assumidos pelo governo municipal.

Mais fotos