Notícia

Pré-estreia do documentário A Morada de São Roque comemora o aniversário do MUSAR

Publicado em 20/03/2024 às 09:58

Na última sexta-feira, dia 15 de março, aconteceu a pré-estreia do documentário “A Morada de São Roque”, produzido com subsídios da Lei Paulo Gustavo nº 195/2022. A produção foi realizada no mês de janeiro de 2024 e contou com 40 pessoas, entre elenco e equipe.

O filme conta a história de pacientes que viveram no Hospital São Roque, Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, referência no tratamento de Hanseníase no estado, na época de isolamento compulsório, quando não existia a cura para a Hanseníase. A narrativa é protagonizada por atores, estudantes de teatro, funcionários do Hospital e pesquisadores da região de Piraquara, que contribuíram para a reprodução da história do Hospital, que marcou a trajetória do município.

A exibição do documentário foi realizada no Auditório do CPPI – FUNEAS/ Antigo cinema do Hospital São Roque, como parte da programação do Aniversário de 2 anos do Museu São Roque – MUSAR, e contou com a presença da Primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli, a Diretora Geral do Hospital São Roque, Maristela Zanella, a Proponente do Documentário, Diana Sitonio, o Diretor do CPPI, Rubens Gusso além dos servidores do Hospital e convidados.

Imagens