Piraquara participa do 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná

Publicado em 08/08/2023 às 13:49

No final do mês de julho, o Instituto Água e Terra (IAT), promoveu o 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná, o EECOB/PR. Neste ano, o evento foi sediado em Matinhos, no litoral do estado.

O encontro reuniu representantes dos 12 Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs) em funcionamento no Paraná, responsáveis por contribuir para o cumprimento da Política Estadual de Recursos Hídricos em suas respectivas áreas de atuação, com a finalidade de proporcionar a interação entre todos os participantes por meio de oficinas, palestras e apresentações relacionadas aos Comitês de Bacias.

Dentre as pautas do evento, destacou-se a implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas do Paraná. Foram abordados tópicos como o levantamento de cargas poluidoras, enquadramento de corpos d’água em classes, outorga da água em áreas críticas, desenvolvimento do Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH), cobrança pelo direito de uso de recursos hídricos e os Planos de Bacias. O EECOBPR também tratou do projeto de revitalização da Orla de Matinhos.

O encontro local também serviu como preparação para a participação dos comitês estaduais no XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias, que ocorrerá de 21 a 25 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte.

Piraquara marcou presença no evento através das representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristina Maria Rizzi Galerani, e Câmara de Apoio Técnico (CAT) do Iraí, Ana Caroline Giordani.