PIRAQUARA COMPLETA 123 ANOS EM UM MOMENTO DE MUDANÇAS E DESAFIOS

Publicado em 21/06/2013 às 00:00

No próximo dia 29 de janeiro Piraquara vai completar 123 anos de idade. O município que possui um dos maiores potenciais hídricos do Paraná e que guarda as nascentes do Iguaçu, completa mais um ano de história em um momento de mudança na administração pública e de resgate da autoestima do cidadão piraquarense.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada e diferenciada, a 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara constitui o maior manancial de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para 50% da população da Capital e região. O município abriga as Barragens Piraquara I e II, que fazem parte do sistema integrado de abastecimento de água e garantem o fornecimento para mais de três milhões de habitantes.

Devido a toda sua riqueza hídrica e à enorme quantidade de nascentes que possui, Piraquara tem aproximadamente 75% do território decretado como área de proteção ambiental, o que limita o desenvolvimento industrial do município e obriga a administração pública a buscar outros meios para geração de receita. Atualmente o município conta com o ICMS Ecológico que corresponde a 20% da arrecadação municipal.

Uma das alternativas encontradas é o desenvolvimento e a exploração do turismo sustentável. No município existem diversos empreendimentos turísticos entre atrativos arquitetônicos, históricos, naturais e culturais; produtores agroartesanais; haras; pousadas; restaurantes e pesque-pagues. Destaque para a Agroindústria – Villa do Colono, Área do Carvalho, Morro do Canal, Mananciais da Serra, Festa do Carneiro, entre outras opções turísticas.

Emancipação Política

Com o crescimento da Freguesia do Patrocínio de São José dos Pinhais, em 17 de janeiro de 1890, a Freguesia de Piraquara, com o nome de Senhor Bom Jesus de Piraquara, foi desmembrada. Porém, a data oficial de Emancipação Política da cidade é 29 de janeiro, com a nomeação dos membros da Câmara Municipal. O primeiro prefeito foi José Luciano de Oliveira, com mandato de 1895 a 1900.

Até 1984, Piraquara era uma Comarca de Curitiba. Com a Lei 7878, de 4 de junho, foi criada a Comarca de Piraquara, que, na época, abrangia Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Hoje, com mais de 95 mil habitantes, o município vem assumindo características significativas para o desenvolvimento da região, não só por ser o maior fornecedor de água para a população de Curitiba e região metropolitana, mas pelo crescimento populacional de famílias vindas principalmente do norte do Estado.

Nova Gestão

Piraquara inicia o ano de 2013 sob a gerência do Prefeito Marcus Tesserolli, eleito no último pleito junto com o Vice-prefeito Luciano Antunes. Engenheiro civil e servidor público municipal há mais de 20 anos, Marquinhos iniciou o trabalho de reestruturação da máquina pública, com uma proposta de gestão técnica e de resultados, e com a efetiva participação da população piraquarense. "O momento é de avaliação da situação que foi encontrada, e planejamento para executarmos as mudanças no ato de se governar Piraquara, baseados em uma gestão técnica e sempre com o auxilio da população", ressalta o Prefeito Marquinhos.

Comemorações dos 123 anos

Para comemorar essa importante data, a Prefeitura vai realizar no dia 27 de janeiro uma programação especial. Durante o período da manhã acontece a 9° Cavalgada de Aniversário, evento tradicional do município que irá reunir aproximadamente 600 participantes. Em um trajeto inédito, cavaleiros e amazonas vão percorrer cerca de 16 quilômetros com destino final no Parque Trentino, onde será servido um almoço.

No período da tarde, a comemoração acontece no Centro, no calçadão em frente à Casa da Cultura (Av. Getúlio Vargas), a partir das 13h com recreação para as crianças com touro mecânico, cama elástica e piscina de bolinhas. Às 14h tem teatro de bonecos com o Grupo Almazém. A partir das 15h várias apresentações animam a tarde em Piraquara: grupo de Hap Ki Do, dança com o grupo do Armazém da Dança, Grupo Kebradeira, músico Ferreira com violão e sanfona, Cré-Rapper e banda, dança com o grupo West Company, cantora Luane Mattia e para fechar a programação a banda Som de Quinta.

Novidades

De acordo com o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a programação deste ano é semelhante a dos anos anteriores devido à falta de tempo e orçamento para a organização. Ele destaca que é uma programação voltada à comunidade piraquarense, e que nos próximos aniversários serão incluídas novidades. "A intenção para os próximos anos é incrementar as festividades de aniversário, mantendo o tradicionalismo da Cavalgada, mas também incluindo novas atrações para envolver ainda mais a população nas comemorações", ressaltou o Prefeito.

Confira a programação do dia 27 de janeiro:

9º CAVALGADA DE ANIVERSÁRIO

Local: Concentração às 8h no Centro de Informações Turísticas (próximo à antiga Estação Ferroviária)

9h – Início da Cavalgada

12h - Chegada ao Parque Trentino

12h30 – Almoço para os Cavaleiros

TARDE CULTURAL

Local: Avenida Getúlio Vargas (calçadão em frente à Casa da Cultura)

Apresentações de danças, Hap ki Do e musicais.

Piscina de bolinhas, cama elástica e touro mecânico.

Mais informações: 3673-4442 ou 3673-0186