A Prefeitura de Piraquara e o Conselho Tutelar de Piraquara promovem, no próximo dia 8 de maio de 2026, o 5º Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação integra a programação alusiva ao 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento será realizado no Teatro Municipal Heloína Ribeiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, reunindo profissionais da rede de proteção, autoridades e a comunidade para debater o tema “Traumas”, com foco nas consequências da violência sexual e na importância do atendimento integrado às vítimas.
A programação contará com palestra magna ministrada pela promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, coordenadora da política institucional de proteção e promoção dos direitos das vítimas do Ministério Público do Paraná, que abordará o tema “Trabalhando em rede em situações de violência sexual”.
Além disso, o seminário contará com a participação de especialistas que irão discutir aspectos fundamentais relacionados ao tema, como os impactos psicológicos da violência, os fluxos de atendimento e os desdobramentos no âmbito criminal.
Programação:
8h30: Recepção com café
9h: Abertura e apresentação cultural
9h20: Composição da mesa de autoridades
9h20: Palestra magna – Tarcila Santos Teixeira
12h: Intervalo para almoço
13h30: Apresentação do Núcleo Especializado de Escuta Intersetorial de Crianças e Adolescentes
14h: Palestra com Ana Conceição Abrahão – “Traumas decorrentes da violência sexual”
15h: Palestra com Dr. Alfredo Andreazza Dal Lago – “Processo Criminal”
16h: Encerramento
A iniciativa reforça o compromisso do município de Piraquara com a proteção integral de crianças e adolescentes, promovendo a conscientização, o fortalecimento da rede de atendimento e o enfrentamento à violência.