Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
JUL
24
24 JUL 2017
GERAL
21 visualizações
Formação da Frente Nacional de Prefeitos reuniu gestores de diferentes municípios em Piraquara
receba notícias
Nesta segunda feira, dia 24 de julho, Piraquara recebeu prefeitos e gestores de diferentes municípios para mais uma rodada de oficinas, realizada pela Frente Nacional de Prefeitos - FNP, sobre o Projeto de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local – PMAT e Indicadores e Marco Lógico. As formações foram realizadas durante todo o dia no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza. As oficinas já foram realizadas em Recife – PE, Fortaleza – CE, Joinville – SC, Campinas – SP e agora em Piraquara. O encontrou contou com a participação das prefeitas de Pinhais, Marli Paulino, e Colombo, Beti Pavin, e dos prefeitos de Sarandi, Walter Volpato, Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak, São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, e Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa. O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, fez a abertura dos trabalhos e destacou o incentivo da FNP aos municípios. “Nós sabemos que precisamos equilibrar as nossas despesas com a arrecadação, mas não é simplesmente aumentando impostos que faremos isso. É preciso modernizar a gestão tributária e para isso surgem ferramentas como o PMAT, por exemplo, apresentado aqui hoje com todo o suporte da FNP”, ressaltou. Em seguida o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, fez a apresentação “Boas Práticas de Gestão Pública” com resultados e avanços que o município alcançou entre 2009 e 2016. O Coordenador de Projetos e Articulação Institucional da FNP, Paulo Miotta, falou sobre as ações desenvolvidas pela Frente, que apoia e oferece subsídios aos municípios para o financiamento do PMAT junto a instituições financeiras credenciadas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa e Banco do Nordeste (BNB). Esse projeto é uma parceria da entidade com a União Europeia. No final da manhã e período da tarde, o Consultor, Tomás Málaga, e a Pesquisadora, Amanda Arabage, da FGV – CLEAR ministraram a oficina sobre Indicadores e Marco Lógico. Eles apresentaram conceitos, metodologias e exemplos de utilização desses mecanismos na implementação de políticas públicas. Também participaram das oficinas, secretários municipais e representantes dos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Guarapuava, Campo Largo, Quatro Barras, Campo Magro e Doutor Ulysses, além do Vice Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, do Diretor da ASSOMEC e ex-prefeito de Quitandinha, Neco Prado, e os vereadores Amilton Lima, Marcelinho, Jeremias e Jean Galvão. Prefeitos aprovam a iniciativa O Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, viajou mais de 450 quilômetros para participar do encontro e ressaltou a troca de experiências. “É muito importante esse tipo de encontro, onde estamos levando experiências de outros prefeitos e buscando ideias para arrecadar mais e aplicar melhor os nossos recursos em benefício da população das nossas cidades”, destacou. O Prefeito de Fazenda Rio Grande e também Presidente da ASSOMEC, Márcio Wosniak, falou da importância dos gestores buscarem novas ideias e o aperfeiçoamento. “Formações como essa, proposta pela FNP, são muito importantes para nós que conduzimos as cidades. Através desses encontros e da troca de experiências, juntos conseguiremos buscar melhorias e projetos para os nossos municípios”, ressaltou. Já o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, classificou como fundamental o aperfeiçoamento dos gestores para o enfrentamento da crise. “Eu acho fundamental esse tipo de encontro proposto para os gestores, que nesse momento de crise precisam aperfeiçoar o modelo de gestão para buscarem alternativas e a ampliação das receitas”, comentou. A Prefeita de Colombo, Beti Pavin, também falou sobre as necessidades que os municípios enfrentam no momento atual. “É um momento difícil que os municípios brasileiros atravessam com a queda de arrecadação e as ferramentas apresentadas aqui hoje são alternativas para combatermos isso, que fortalecem os municípios”, finalizou. CONFIRA AS FOTOS
Seta