Servidores do Departamento de Segurança participam de formação em Primeiros Socorros

Publicado em 17/09/2013 às 00:00

Durante toda esta semana, dos dias 16 a 20, um grupo de 30 servidores do Departamento de Vigilância Patrimonial da Prefeitura de Piraquara está participando de uma formação em Primeiros Socorros. Nesta primeira turma estão os vigilantes que trabalham nas Unidades de Saúde e outros que em breve estarão nas escolas municipais e CMEIs. Estes servidores têm contato direto com a população e nas USs muitas vezes precisam orientar e prestar ajuda, já que são os primeiros a receber as pessoas que procuram atendimento. Nos próximos meses todos os servidores da área passarão pela capacitação.

Ariela Cristiane Kawakami, coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, explica que “a importância dessa capacitação é poder atender a população que espera o atendimento nas Unidades de Saúde. Os vigias já se depararam com situações muito sérias, por exemplo pessoas esfaqueadas, com convulsões, bebês nascendo. Então procuramos dar essa capacitação para que eles tenham noção do que podem fazer antes de chegar o socorro. Eles irão ver a importância a ser dada à vida porque o cuidado é a melhor forma de prevenir acidentes, doenças e até mesmo a morte”.

O curso tem como tema 1ª Capacitação sobre Primeiros Socorros: urgência, emergência e trauma. Estão ministrando o curso, além da equipe da Vigilância Sanitária, uma psicóloga e bombeiros, coordenados pelo Sargento Guimarães. Os vigilantes e a equipe da Central de Ambulâncias, que também participa da formação, receberam materiais de apoio como apostilas, e terão aulas teóricas, vídeos e práticas. Mostrando a importância da valorização da vida e do trabalho em grupo, a psicóloga está fazendo dinâmicas e outras atividades.

Estiveram presentes na abertura da formação o secretário Municipal de Administração, Rafael de Araújo Mazepa, e o diretor do Departamento de Vigilância Patrimonial, Antônio Sinque.

Veja as fotos do primeiro dia de formação

Veja a matéria sobre a capacitação.