Secretaria Municipal de Educação promoveu formação pedagógica para servidores e professores

Publicado em 13/02/2020 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 04 a 07 de fevereiro, uma semana de formações para todos os profissionais do quadro da educação. O objetivo da ação foi de contribuir e capacitar para as práticas educativas no trabalho com as crianças.

As formações contaram com um público de aproximadamente 1200 profissionais, os quais foram organizados em grupos, nos espaços do Auditório do Complexo da Vila da Cidadania, Escola Rural Municipal Heinrich de Souza e Escola Municipal João Batista Salgueiro.

Os servidores municipais participaram de uma palestra com a Professora Cineiva Campoli Paulino Tono, Doutora em Tecnologia e Sociedade e Assessora Técnica da Força Tarefa Infância Segura do Departamento de Justiça da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

O tema abordado foi "Uso Inteligente da Tecnologia", propondo uma reflexão sobre a utilização de celulares, tablets, computadores, televisores, entre outros, nas ações cotidianas e principalmente na influência destes aparelhos no processo de aprendizagem.

Dando continuidade a formação, foi realizado um estudo sobre o Estatuto do Servidor, com o objetivo de socializar o documento como um todo e suas alterações realizadas no ano anterior, apresentando os direitos, deveres, benefícios e demais itens para o trabalho nas instituições públicas.

Para os professores do Ensino Fundamental foi ofertado também o Ciclo de Formação Continuada, com a temática Socialização da Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental, trabalhando os fundamentos teóricos metodológicos das áreas do conhecimento.

Já para os professores da Educação Infantil foi realizado o Seminário da Educação Infantil também com o mesmo tema, porém trabalhando a especificidade da prática pedagógica com criança pequena com os "Campos de Experiências".

A Secretária de Educação, Carla Juliane dos Santos Vilar, comenta sobre o início do calendário escolar, que é sempre um momento de muitas expectativas. "São muitos detalhes a serem pensados, e desafios a serem superados, para receber aproximadamente onze mil estudantes da rede municipal", relatou.