Secretaria de Saúde recebe equipamentos do Programa Saúde do Trabalhador

Publicado em 04/10/2013 às 00:00

Na quarta-feira, dia 02, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu três computadores e uma impressora multifuncional da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), pelo Programa Saúde do Trabalhador. Como a SESA busca o fortalecimento do Sistema de Vigilância em saúde, mediante o estabelecimento de uma rede de comunicação permanente e o cumprimento da meta de aumento de 10% ao ano na identificação e na notificação dos agravos à Saúde do Trabalhador (conforme estabelecido no PES-2012/2015), os equipamentos foram entregues para todos os municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes. Em Piraquara, a entrega simbólica aconteceu com a presença do prefeito Marcus Tesserolli e a secretária de Saúde, Maristela Zanela, além de membros do Conselho Municipal de Saúde e servidores da área de Saúde. Representando a 2ª Regional de Saúde Metropolitana estavam presentes o diretor José Carlos Silva de Abreu e a coordenadora do CEREST, Sueli Coutinho.

No Programa Saúde do Trabalhador, a contrapartida do município é investigar e fazer a notificação de acidentes de trabalho, que muitas vezes acontecem e não são registrados. Conforme a Portaria nº 104 do Ministério da Saúde, de 25 de janeiro de 2011, é obrigatório notificar acidentes de trabalho: com exposição a material biológico; com mutilações; em crianças e adolescentes; fatal; câncer; dermatoses ocupacionais; distúrbios osteomusculares (DORT); perda auditiva (PAIR); pneumoconioses; transtornos mentais.

Este Programa deve estruturar a rede de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), incluir ações de saúde do trabalhador na atenção básica; através da definição de protocolos, estabelecimento de linhas de cuidado e outros instrumentos; implementar ações de promoção e vigilância em saúde do trabalhador; instituir e indicar serviços de Saúde do Trabalhador de retaguarda, de média e alta complexidade. Outras atividades importantes são as ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância desenvolvidas pelos CERESTs.

A notificação dos acidentes de trabalho direcionada à SESA e ao Ministério da Saúde deve ser solicitada pelo trabalhador ao ser atendido na Unidade de Saúde, ou em qualquer local onde seja atendido. Ariela Cristiane Kawakami, coordenadora da Saúde do Trabalhador em Piraquara, explica que “somente dessa forma poderemos ter acesso à informação e investigar o acidente, para que não haja novas vítimas ou o agravamento do problema”. Ela conta ainda que as doenças mais comuns relacionadas ao trabalho são os chamados DORT, como dores nas costas e nos braços, chegando até o pescoço. A doença pode chegar a estágios graves, impedindo por exemplo que a pessoa levante os braços para pentear o cabelo.

Veja as fotos da entrega simbólica dos computadores.

Veja aqui o que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER), como prevenir e como tratar.

Cartilha_Ler_Dort.pdf