Projeto de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel é apresentado em Piraquara

Publicado em 26/07/2013 às 00:00

Nesta quinta (25) foi apresentado em Piraquara o projeto de ampliação e melhoria da capacidade e segurança da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR 415), que liga Pinhais e Piraquara. Os engenheiros Oscar Junior, da Concremat, empresa licitada pelo Estado para desenvolver o projeto, e Oscar Alberto da Silva Gayer, do Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, responsável pela coordenação do projeto, apresentaram o traçado completo do projeto para representantes da Copel, Sanepar, Prefeitura de Pinhais e Prefeitura de Piraquara, incluindo o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli (Marquinhos) e os secretários José Luis Xavier Pedrosa, de Governo, Ademir Marion Jess, de Meio Ambiente e Urbanismo, e Girlei Eduardo de Lima, de Infraestrutura.

O projeto compreende o trecho entre o Rio Atuba, em Pinhais, até a entrada do Centro de Piraquara, por onde passam 25 mil veículos por dia. Em Pinhais são 3,9 km. Alguns pontos do projeto foram feitos conforme estudo já realizado pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana) para o projeto do Corredor Metropolitano, que inicialmente seria incluído no PAC da Copa, mas foi retirado.

Dividido em subtrechos, no projeto estão inclusos um viaduto e alguns retornos internos, chamados de ‘bolsões’ para acesso a Estradas, ruas e avenidas onde há grande tráfego nos dois municípios, além de ciclovia e calçada. São seis faixas de circulação na maior parte da rodovia, sendo uma faixa de cada lado prioritária para ônibus e conversões de veículos. José de Seixas Zeitel, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, comentou sobre estes acessos falando da questão da água em alguns pontos e sobre a desapropriação de terrenos, o que deve ser feito com o menor impacto possível. O prefeito Marquinhos tem como uma das principais preocupações os acessos aos bairros da região, que já são bem populosos. “As entradas para o Guarituba, que são nas Ruas Betonex e Herbert Trapp, já tem hoje bastante movimento e precisam ter acesso seguro, assim como para os Jardins Primavera, Santa Mônica, Esmeralda e Vila Vicente Macedo”.

Nas entradas das empresas já foi pensado o acesso para o alto tráfego de caminhões. No Contorno Leste o projeto deve se adaptar ao que já existe. Outro acesso importante é na Rodovia Prefeito Alceu Zielonka. Uma questão também discutida foram as passarelas. Foram colocadas algumas no projeto, mas o engenheiro Oscar Gayer explicou que a indicação dos locais será da Prefeitura de Piraquara, que sabe das necessidades da população local. O prefeito Marquinhos, na oportunidade, já fez algumas indicações, como por exemplo no acesso entre os bairros Bela Vista e Vila Ipanema para o Santa Maria.

Amauri Cavalcante, diretor de projetos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, afirma que “é muito importante esses encontros para sabermos das necessidades dos municípios antes de finalizar o projeto”. O prefeito Marquinhos encerrou a apresentação agradecendo: “é importante estarmos juntos, Pinhais, DER, Copel e Sanepar, debatendo e contribuindo com sugestões, agradecemos a forma democrática como está sendo desenvolvido este projeto para que as adaptações à realidade local sejam feitas”.

Após a equipe da prefeitura de Piraquara analisar as informações apresentadas ontem, o próximo passo é enviar de forma organizada as sugestões de acesso aos bairros e locais para passarelas aos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. A previsão é concluir o projeto até outubro para que a licitação da obra seja realizada no início de 2014.

Veja aqui as fotos da apresentação do projeto.