Prefeitura promove III Fórum Municipal de Diálogo Indígena em Piraquara

Publicado em 03/04/2024 às 14:19

O município de Piraquara é composto em grande parte por raízes indígenas, desde o nome da cidade, que vem de um dialeto do vocábulo indígena e significa “toca dos peixes”, até a herança viva dos povos, que pode ser vista no dia a dia e na Aldeia Araçaí, localizada nas margens da Barragem Cayuguava, nos Mananciais da Serra, onde a comunidade tenta preservar as tradições e rituais dos seus ancestrais e os rituais religiosos.

Pensando nisso, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promove no próximo dia 10 de abril, o III Fórum Municipal de Diálogo Indígena em Piraquara, com o tema “Práticas indígenas: repensando nosso modo de vida na Terra a partir da Agenda 2030”.

O evento acontecerá das 13h às 17h, no Auditório da Vila da Cidadania e será conduzido por meio de uma roda de conversa e apresentações culturais, envolvendo três aldeias, o Grupo Towê – Nação Fulni – ô (PE), o Território Sagrado Indígena – Piraquara e a Aldeia Araçaí – Piraquara. Na ação, serão debatidos temas como a importância, os direitos e lutas ainda latentes dos povos indígenas e o debate e reflexão a respeito do nosso modo de viver no planeta Terra.

O evento é gratuito e aberto para toda a população, que terá a oportunidade de aprender mais sobre a cultura indígena e sobre a história do nosso município. No dia da ação, será realizada a venda e exposição de artefato indígenas.