Prefeitura de Piraquara realiza o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Publicado em 28/11/2023 às 09:20

Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

A ação teve como objetivo promover o aprimoramento dos profissionais de saúde, da assistência social, conselho tutelar e toda a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica ou familiar. Assuntos como a intersetorialidade no atendimento à mulher em situação de violência, a importância da Lei Maria da e os dados epidemiológicos de violência contra a mulher no Paraná e no município de Piraquara também foram abordados.

No período da tarde, a dinâmica de apresentações seguiu a metodologia de palestras, contanto com a presença de profissionais envolvidos na luta pela causa do enfrentamento à violência contra a mulher, foram eles: Professora Camila Martins, advogada, professora da FAPI que discursou sobre a garantia das mulheres no cenário atual. Vereadora Dra. Maria Leticia, médica legista, que explanou sobre os dados epidemiológicos, casos reais e as leis Estaduais vigentes. Psicóloga Ana C. Abrahão que falou do atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. E encerrando o dia de debates, Dra Julia F. Uhry, médica do município, que orientou sobre a Terapia Comunitária Integrativa como uma ferramenta de atendimento as mulheres vítimas de violência.

O Seminário também contou com a presença do Prefeito Josimar Fróes, Secretário de Saúde Raniere Simões, Secretária de Desenvolvimento Econômico Creusa Fróes, Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher Mariana de Souza Machado, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher Ana Mazon Tesserolli, Juiz de Direito Dr. André Doi Antunes da Vara Criminal de Piraquara, Promotora de Justiça Dra. Luiza Helena Nickel Ferreira Lima da 2ª Promotoria Municipal de Piraquara, Neiva Dayane de Oliveira e Edna Alexandra Jess Saldanha representantes da Patrulha Maria da Penha.