Prefeito Marquinhos foi favorável à revogação da licitação do Sipar

Publicado em 03/10/2013 às 00:00

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou na manhã desta quinta feira (03), da assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), realizada no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, com a presença de prefeitos de municípios da Região Metropolitana. Na ocasião o chefe do executivo de Piraquara foi favorável à revogação da licitação para implantação do Sistema Integrado de Aproveitamento de Resíduos Sólidos (Sipar).

A decisão de anular o processo licitatório do Sipar, que foi iniciada há seis anos, foi unânime entre os prefeitos e representantes dos municípios participantes da assembleia. Os imbróglios judiciais, longo tempo de indefinição, alto custo para a implantação, e o fato de o Sipar ter sido elaborado antes da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros fatores foram apontados pelo Conresol para justificar a decisão.

O Prefeito Marquinhos foi favorável à revogação da licitação, que segundo ele sugeria um sistema defasado em relação a atual realidade. “Não poderíamos nos sujeitar a um sistema elaborado há seis anos atrás, sendo que a realidade do tratamento dos resíduos sólidos agora é outra. Hoje a questão do lixo é um grande desafio para os municípios, que precisam de alternativas e soluções para a destinação e também aproveitamento dos resíduos”, ressaltou Marquinhos.

A assembleia foi realizada no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, com a presença de prefeitos de municípios da Região Metropolitana. (Foto: Bruno Oliveira)

Agora o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, por meio de câmaras técnicas de discussão, vai estudar melhores alternativas para a questão do lixo, e também propor a intensificação no incentivo da redução e geração de resíduos, reciclagem e reutilização nos municípios.

Histórico

Sem um vencedor no processo licitatório, desde a desativação do aterro sanitário da Caximba, em 2010, os resíduos gerados por Curitiba e região passaram a ser encaminhados para dois aterros provisórios, um localizado em Fazenda Rio Grande e outro na Cidade Industrial de Curitiba. Os contratos de credenciamento com estes dois aterros estão garantidos até outubro de 2015.

O Conresol foi criado em 2001 e conta com a participação de 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São eles: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pien, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Piraquara oferece coletas diferenciadas de lixo

Atualmente Piraquara incentiva a redução dos resíduos e a separação adequada por meio de campanhas e programas de educação ambiental. A Prefeitura disponibiliza a coleta de lixo domiciliar três vezes por semana, e reciclável duas vezes em todas as ruas da cidade.

O município possui legislação específica que regulamento a deposição de resíduos, e realiza ações de fiscalização constantemente. Confira os dias das coletas no seu bairro.