População do Recanto das Águas já utiliza a academia ao ar livre

Publicado em 14/10/2013 às 00:00

Mais uma região de Piraquara foi contemplada com a instalação de uma Academia ao Ar Livre. Nas últimas semanas foi instalada no Bairro Recanto das Águas, a quinta, de oito academias que estão sendo implantadas neste primeiro momento no município. Desde o início das instalações a população de Piraquara conta com uma opção gratuita de se exercitar e praticar atividades físicas.

A nova academia foi instalada na Rua Engenheiro Sebastião Ferrari, esquina com a Rua Mem de Sá, ao lado do Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento. A academia ao ar livre possui 10 equipamentos que tem como prioridade atender as pessoas da melhor idade. O kit é composto com multi exercitador conjugado, simulador de cavalgada triplo, pressão de pernas, simulador de caminhada, esqui triplo, rotação vertical, rotação diagonal, alongador, surf duplo e remada sentada.

A população da região já aproveita os equipamentos. A moradora Carmem Lucia Stefani, quando possível vai três vezes ao dia na academia. “A instalação aqui foi uma maravilha. Antes eu tinha que ir até a academia do centro, e agora com ela aqui ficou muito bom. Também estamos tentando cuidar e melhorar esse local”, destacou a moradora, que além de se exercitar ajuda a cuidar e manter o lugar limpo com a compra sacos plásticos para recolher o lixo.

Já Ana Maria Oliveira destacou que as pessoas precisam fazer exercícios, e agora com a academia ficou mais viável. “Eu achei excelente a implantação aqui, pois nós precisamos fazer exercícios e as outras academias eram muito longe. Agora estou amando e venho cinco vezes por semana”, comentou.

Mais 20 academias em 2014

As oito primeiras academias que estão sendo implantadas foram viabilizadas por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal, André Vargas, e por conta disso só podem ser instaladas em áreas públicas, de propriedade do município.

Para o próximo ano a Prefeitura já programou a aquisição de mais 20 academias que serão instaladas em outras regiões. “Piraquara era um dos poucos municípios que ainda não possuía as academias ao ar livre. Com a instalação dessas primeiras já observamos o bom aproveitamento da população, e agora com recursos próprios vamos comprar mais 20 jogos para ampliar o acesso da população a esse benefício”, explica o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli.

Prioridade para adultos e melhor idade

As munícipes que utilizam a academia ao ar alertam que muitas vezes tem que disputar espaço com crianças e adolescentes, que segundo elas, utilizam os aparelhos de forma inadequada. “As crianças tem que saber diferenciar, pois isso não é um parquinho e sim uma academia”, alerta Carmem.

É importante que os jovens tenham consciência e respeitem a prioridade de utilização dos aparelhos, e também colaborem com a preservação e o cuidado para que as academias sejam utilizadas da melhor forma pela população.

Confira as fotos da nova academia

Confira o vídeo com dicas sobre a utilização correta das Academias ao Ar Livre