Piraquara recebe o evento “Paraná que Cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa”

por Thays Zeni Publicado em 05/10/2023 às 16:52

No último dia 28 de setembro, Piraquara recebeu o evento “Paraná que Cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa”, que marca o lançamento e entrega das cadernetas de saúde do Estado, com orientações sobre o uso desta importante ferramenta.

Piraquara foi a quarta cidade do Estado a receber o evento, finalizando a cobertura total das macrorregiões Leste, Norte, Oeste e Noroeste. A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, reforçou a abordagem das diretrizes do novo documento, destacando e orientando o uso para o registro de informações, acompanhamento e desenvolvimento da saúde dos usuários do SUS.

O Secretário de Saúde, Beto Preto, participou do lançamento em Piraquara, e ressaltou a importância da conversa olho no olho com diretores, secretários, prefeitos e todos os profissionais que promovem a saúde no Estado do Paraná. “É fundamental que essas informações ministradas aqui hoje, e nos outros três encontros, chegue até a equipe que está em contato direto com quem vai receber o atendimento”, concluiu Beto Preto.

As novas cadernetas já estão disponíveis para utilização no município, as novas versões contam com mais orientações para as famílias e atualizações na área de vacinação. Os documentos envolvem além das questões de saúde, políticas sociais. As orientações foram ministradas para que o uso das cartilhas seja eficiente e o preenchimento seja realizado de forma adequado.

Também participaram do evento o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, o secretário de Saúde do município Raniere Simões, a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e secretária municipal de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, gestores e profissionais de saúde dos municípios, consórcios e diretores e técnicos das Regionais de Saúde, e os vereadores Gilmar, Marcelinho da Saúde, Cícero e Vandinho.