Piraquara recebe dois médicos do Programa Mais Médicos

Publicado em 16/09/2013 às 00:00

O município de Piraquara foi contemplado com a vinda de dois médicos, integrantes do programa Mais Médicos do governo federal. A médica Luciana Cristina Lago Chave, do Maranhão, e o médico venezuelano Juan Carlos, foram recebidos nesta segunda feira (16) pelo Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos. Os dois novos profissionais vão trabalhar nas unidades de saúde Tia Tiana, na Vila Susi, e Elfride de Oliveira Miguel no bairro Guarituba.

Eles chegam para reforçar o quadro de médicos da Secretaria Municipal de Saúde, e vão atuar na Atenção Básica, fortalecendo as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). “Piraquara por meio da Secretaria de Saúde aderiu ao programa Mais Médicos. No primeiro momento quando foram abertas vagas para os médicos brasileiros conseguimos uma profissional, que já iniciou o trabalho, e agora recebemos o médico estrangeiro”, explicou a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou a importância da vinda dos médicos para fortalecer a saúde municipal, que segundo ele é uma área prioritária da atual administração. “Para nós é muito importante à presença de mais médicos aqui. A saúde é uma das nossas prioridades, por isso a chegada de novos profissionais vai somar com outras medidas que estamos realizando para melhorar a qualidade do atendimento no município. E estamos recebendo eles de braços abertos para que incentivem outros profissionais a virem”, destacou Marquinhos.

A médica Luciana Cristina Lago iniciou o trabalho no Unidade de Saúde Tia Tiana no dia 02 de setembro. “Fui muito bem recebida aqui em Piraquara, e minha prioridade é trabalhar, somar e ajudar a população”, enfatizou. Já o venezuelano Juan Carlos chegou no último sábado (14) em Piraquara, e nesta semana vai passar por um período de acolhimento oferecido para os médicos estrangeiros pela Secretaria Estadual de Saúde.”Fui muito bem recebido no Brasil junto com outros médicos que vieram de outras partes do mundo. Vou passar por um processo de acolhimento para conhecer o sistema de saúde do Paraná, e estou muito feliz de poder trabalhar aqui”, finalizou.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.