Notícia

Piraquara realiza sábado de ações integradas em prol da saúde do homem

Publicado em 10/11/2025 às 13:34

O último sábado (08) foi marcado por diversas ações de saúde em Piraquara. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma mobilização especial voltada à conscientização, prevenção e cuidado com a saúde do homem, dentro da Campanha Novembro Azul, além de atividades voltadas à promoção da saúde de toda a família e ao combate à Dengue.

As Unidades de Saúde do município permaneceram abertas das 8h às 17h, ofertando uma ampla gama de atendimentos e serviços. Ao todo, foram realizados mais de 600 atendimentos, incluindo testes rápidos, aferição de sinais vitais, atendimento à demanda espontânea, solicitação de exames, pesagem do Bolsa Família e atualização da caderneta de vacinação.

Na região central, a Feira de Saúde do Homem levou orientações e serviços à população, com destaque para informações sobre vasectomia, alimentação saudável, saúde mental e cuidados preventivos. O evento também contou com a participação do Serviço Social e a entrega de kits, totalizando 125 atendimentos durante o dia.

As ações se estenderam também à Regional do Guarituba, com o Busão Cultural e a equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que reuniram o público em um momento de integração e aprendizado. A programação contou com atividades físicas, apresentações culturais e orientações voltadas à saúde masculina.

Um dos momentos mais significativos do dia foi a Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), voltada a pais atípicos, realizada na Vila da Cidadania. O encontro reuniu cerca de 20 participantes em um espaço de acolhimento e escuta, fortalecendo vínculos e promovendo o cuidado emocional e coletivo.

Durante todo o sábado, as equipes de Vigilância Ambiental também estiveram pelas ruas do município, reforçando o cuidado com a saúde coletiva. As ações incluíram orientações à população, limpeza de áreas com potencial de risco e vistorias domiciliares, com foco na prevenção e no combate à Dengue.

O sábado marcou o início oficial da Campanha Novembro Azul em Piraquara, que segue ao longo do mês com uma programação especial de palestras, feiras e atividades em diversos pontos da cidade, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde.

📅 Confira as próximas ações:

15/11 – Sábado | Marcha para Jesus
🕐 13h às 15h30
📍 Orientações de saúde, agendamento de consultas, aferição de pressão, solicitação de mamografia e orientações sobre saúde do homem.

18/11 – Terça-feira | Palestra Azul
🕐 14h às 17h – Câmara de Vereadores
🎯 Temas: Saúde do Homem Negro, Saúde Mental e solicitação de exames.

25/11 – Terça-feira | Atendimento Estendido nas Unidades de Saúde
🕐 Até às 19h (exceto UBS João Airdo Fabro)
📍 Testes rápidos, aferição de sinais vitais, atendimento à demanda espontânea, solicitação de exames, pesagem do Bolsa Família e atualização da caderneta de vacinação.

As ações do Novembro Azul em Piraquara seguem valorizando a saúde do homem e promovendo uma rede de atenção integral para todos, com iniciativas que fortalecem o cuidado, a prevenção e o bem-estar de toda a família. 💙

 

Imagens