Estrutura da Prefeitura é apresentada a novos servidores

Publicado em 30/07/2013 às 00:00

Nesta segunda (29) estiveram reunidos os funcionários efetivos, convocados e nomeados de janeiro a julho deste ano, para receberem as boas vindas e orientações sobre o funcionamento da Prefeitura Municipal de Piraquara. Uma novidade desta gestão, a apresentação orientou sobre o funcionamento das secretarias e do Setor de Gestão de Pessoas, além do Estatuto do Servidor e questões do estágio probatório. O prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli fez a abertura do evento. Além da apresentação pessoal, falou de sua carreira como servidor municipal: “sou servidor desta Prefeitura há 20 anos, e tudo que sou hoje em minha carreira política devo a minha carreira como servidor municipal. Além disso, conhecer bem esta casa antes de administrá-la é uma situação que vem a meu favor”, declara. O prefeito falou ainda das características da cidade, que gosta muito deste seu local de origem, mas que a população ainda é carente em algumas áreas e que a Prefeitura caminha para que a situação melhore, tanto para os cidadãos em geral como para os servidores, e finaliza: “estou na Prefeitura há bastante tempo, mas hoje somos todos colegas de trabalho”.

Somente nestes primeiros sete meses de gestão foram convocados 53 servidores aprovados nos últimos concursos que aguardavam a chamada. Além destes, foram chamados professores e agentes operacionais para a área da Educação, tanto concursados quanto PSS. O secretário de Administração, Rafael de Araújo Mazepa, apresentou a estrutura de Secretarias e órgãos da Prefeitura, falando um pouco da função de cada uma, a experiência dos secretários e um pouco do trabalho realizado no primeiro semestre deste ano. Ele explica que “a antiga Secretaria de Recursos Humanos, hoje Setor de Gestão de Pessoas, está pronta para atender aos servidores da Prefeitura sempre que precisarem, pois são os servidores efetivos que levam a Prefeitura adiante”. Ele falou também do aumento salarial que ocorreu em maio, da concessão do vale alimentação, que está sendo implantado, e da revisão do Estatuto e do Plano de Carreira com participação de representantes dos servidores.

Os novos servidores tiveram também uma breve apresentação do Estatuto. Darlan Favoretto, coordenador do Setor de Gestão de Pessoas, falou da importância de conhecer bem o Estatuto, pois é uma ferramenta para exercer direitos e deveres de forma legal. Além disso, citou que em breve serão oferecidos cursos de capacitação em diferentes áreas aos servidores, de forma gratuita. “Nosso setor está aberto para qualquer comentário, sugestão, estamos dispostos a solucionar qualquer problema que possa aparecer”, diz Favoretto.

Liliane S. Botasso, psicóloga responsável pela Medicina do Trabalho e pelo Estágio Probatório, explicou sobre as seis etapas de avaliação do período, que dura três anos. “A avaliação é muito importante e deve ser feita em conjunto com o coordenador, é um momento de conversar sobre o trabalho realizado”, diz a psicóloga. Também foram abordadas as questões de títulos, pontuação e níveis salariais. “Mais importante do que explicar tudo isso, queremos dizer que estamos sempre de portas abertas para vocês”, conclui Liliane.

Veja aqui as fotos do evento.