Documentos

Escola Rural Municipal Dona Julia Wanderley

Publicado em 17/05/2023 às 14:42

Histórico

A escola foi fundada no ano de 1895 para atender os filhos de imigrantes que na sua maioria eram italianos. Nesta época, chamada de Escola Isolada das Laranjeiras tendo seu primeiro professor o senhor Francisco Ribeiro. Em 1957, a escola passou a chamar-se Casa Escolar Dona Julia Wanderley em homenagem a 1ª professora normalista do Paraná.

O prédio era uma casa de madeira, em estilo chalé com duas salas à frente e uma cozinha nos fundos, sendo que o terreno é resultado de uma troca entre o Governo do Estado e a família Favoreto do Município de Piraquara. Nesta época o ensino fundamental regular estava organizado com salas multisseriadas de 1ª a 4ª séries. No ano de 1992 a escola foi municipalizada e passou a denominar-se Escola Rural Municipal Dona Julia Wanderley e nesta época já não se tinha mais as classes multisseriadas. Após seis anos, iniciou-se a construção de um novo prédio, pois a estrutura física do mesmo era precária e comprometia a segurança dos estudantes e dos servidores públicos que ali desenvolviam seu trabalho. A construção então foi concluída em 1999 e a escola passou a funcionar no novo prédio, que dispunha de quatro salas de aula e quatro sanitários. Após 105 anos, no ano de 2000 a escola foi oficialmente inaugurada em novo prédio construído no terreno ao lado que veio a ampliar o espaço escolar.

Até o ano de 2005, a Escola Rural Municipal “Dona Julia Wanderley”, era unificada a Escola Rural Municipal “Carmela Dutra”, porém a partir dessa data as duas escolas se tornaram independentes e ambas com diretora própria.

 

Contato

Endereço: Rua Vagner Lui Boscardin, 55 - Jardim Isis Piraquara - CEP 83307-286

Telefone: 3590-3914

E-mail: erm.wanderley@piraquara.pr.gov.br

Direção: José Diego Romano

Coordenação Pedagógica:  Bruna Yasmin de Freitas Pires

Secretário Escolar: Angela Caroline Kreling

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira - 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00