Documentos

Escola Rural Municipal Capoeira dos Dinos

Publicado em 17/05/2023 às 14:36

Histórico

Os primeiros moradores da comunidade Capoeira dos Dinos foram da família Dinos, que possuíam a maioria dos terrenos. Por esse motivo originou-se o nome da escola denominado Escola Rural Estadual Capoeira dos Dinos, consequentemente também o nome do bairro. Em 1902, a população local aumentou e os moradores sentiram a necessidade de fundar uma escola. Como não havia um prédio próprio para o seu funcionamento, o senhor Felisbino Dinos interessado pelas questões educacionais de sua comunidade, cedeu uma sala em sua residência, onde os moradores auxiliaram fazendo bancos e posteriormente foi contratada a professora Cláudia Fumagalli, trabalhando com uma média de 70 estudantes, todos com mais de 12 anos de idade.

Anos mais tarde, aproximadamente em 1922, Felix Fabro doou um terreno, onde foi construída uma escola pelo Estado com duas salas e a casa de morada para a professora. Esse mesmo estabelecimento de ensino, em 1976, foi transferido para outro local, onde se encontra atualmente, possuindo na época duas salas de aula, uma cozinha e dois banheiros construídos em madeira, permanecendo assim até o ano de 1987. Durante cinco anos não houve mudanças neste estabelecimento, o qual em 1992, passou pelo processo de municipalização, passando a denominar-se Escola Rural Municipal Capoeira dos Dinos.

No ano de 2001 passou a atender também estudantes do bairro de Roça Nova, devido ao encerramento das atividades da Escola Rural Municipal Antônio Teófilo Vieira, naquela localidade.


Contato

Endereço: Rua Nova Tirol s/n - CEP 833062-30 - Vila Fuck. Piraquara-PR

Telefone: 3590-3903

E-mail: erm.capoeira@piraquara.pr.gov.br

Direção: Beatriz Santos Leite

Coordenação Pedagógica: Lilia Sizanoski Franco

Secretário Escolar:  Helen Nonemacher Cristofoli Amantino

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira - 07:45 às 11:45 - 12:45 às 16:45