O que Fazer

Enoturismo

Publicado em 12/04/2023 às 10:09

O Enoturismo é um segmento do turismo que se baseia na viagem motivada pela apreciação dos vinhos e das culturas e tradições dos locais onde a bebida é produzida. O turismo do vinho é desenvolvido em todo o mundo e no Brasil a atividade cresce cada vez mais.    

Cave Colinas de Pedra

Em Piraquara um audacioso e inovador projeto colocou o município na rota do enoturismo. A Cave Colinas de Pedra é um empreendimento com características únicas, que abriga em um mesmo local a exuberância da mata atlântica, parte da história da centenária estrada de ferro Curitiba/Paranaguá, além de boa gastronomia e degustação de vinho espumante.

Estrutura

ESTAÇÃO ROÇA NOVA

A Estação Roça Nova foi cuidadosamente restaurada mantendo as principais características da época. O local hoje abriga um restaurante e a loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra. 

As refeições são servidas em pequenas porções, além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e deliciosas sobremesas. 

LITORINA - VAGÃO GOURMET

Um vagão de litorina, fabricado na Philadelphia - USA, na década de 60, foi restaurado e equipado com bancos para viagens, WC, cozinha e cabines de comando.  No Vagão Gourmet são servidos diversos tipos de chás, cafés, espumantes e chocolates quentes aos visitantes.

TÚNEL FERROVIÁRIO – CAVE

Uma das principais atrações é o túnel colonial. Construído em 1883, o local abriga uma cave de envelhecimento de vinho espumante natural. O acesso até a Cave é feito por uma plataforma elétrica, capaz de transportar até 15 passageiros, num trajeto de 154 metros. Neste túnel, as garrafas permanecem no mínimo de dois anos para maturação.

DESCANSO E TRILHAS

O complexo ainda possui vários espaços de descanso, com gazêbos e confortáveis cadeiras. Redários e trilhas dentro ainda proporcionam o contato direto com a exuberante mata atlântica.

Reconhecimento nacional e internacional

O projeto foi apresentado em setembro de 2012, no II Congresso Latino Americano de Enoturismo, Bento Gonçalves-RS, onde foi informalmente eleito "case inédito” do congresso. Em janeiro de 2013, a rede de televisão alemã SWR- TV, produziu um documentário sobre a Cave Colinas de Pedra, que foi ao ar para o público europeu. Também, em junho de 2013, o projeto recebeu pesquisadores da Chaire UNESCO Culture et Traditions du Vin, para realizar trabalho a ser apresentado no início de outubro do mesmo ano, no Rencontres du Clos-Vougeot, na cidade de Dijon - França, importante evento da UNESCO.

Em novembro de 2014, o projeto foi apresentado também no 37th World Congress of Vin and Wine, em Mendoza - Argentina. Em janeiro de 2015, a RPC TV  fez uma matéria especial, em seu programa semanal “Meu Paraná”, levado ao ar no dia 10 de janeiro do mesmo ano, e posteriormente no canal Globo News.

Em janeiro de 2015, a RPC TV (Afiliada Rede Globo no Paraná) fez um longo documentário sobre o projeto, em seu programa semanal “Meu Paraná”, levado ao ar no dia 10 de janeiro do mesmo ano, e posteriormente no canal Globo News. ASSISTA O PROGRAMA.

Localização e contato

(41) 4063-9041 | (41) 9667-5000

contato@cavecolinasdepedra.com.br

Rua Antonio Brudeck, 100 - Caixa Postal 107

Roça Nova | Piraquara | PR | CEP 83.307-500

http://www.cavecolinasdepedra.com.br/