Meio Ambiente

É de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente praticar políticas de apoio à preservação do patrimônio ecológico do município; manter ações para minimizar os impactos negativos ao Meio Ambiente provenientes de fenômenos naturais; examinar e decidir acerca dos processos concernentes à área ambiental; o planejamento, o gerenciamento, a execução e a fiscalização de projetos, programas e ações de sensibilização e da educação ambiental, formal e informal; a realização do levantamento, cadastro, manutenção, conservação e fiscalização de reservas florestais, áreas verdes e fundos de vale urbanos, rurais e demais áreas de interesse ecológico; o monitoramento e o combate permanente à poluição, aos crimes e às infrações ambientais; o gerenciamento, a execução e a fiscalização dos serviços de limpeza pública; desenvolver a educação ambiental; promover o levantamento de ocupações irregulares; fiscalização dos serviços de saneamento (ar, água e esgoto); a administração e manutenção dos cemitérios e capelas funerárias públicas e fiscalização dos serviços funerários e capelas funerárias particulares.

Características ambientais de Piraquara

O município possui uma área de 225Km² e um crescente contingente populacional, que é de 93.279 habitantes (Censo IBGE 2010). Constitui o maior manancial de abastecimento público do Paraná, apresentando 93% do seu território como Área de Manancial de Captação de água, além de abrigar cinco bacias hidrográficas. Os outros 7% do território compreendem a Bacia Litorânea, as Unidades de Conservação do Parque Estadual do Marumbi e o Parque Estadual da Serra da Baitaca, sendo áreas de proteção.

O território ainda abriga três represas de Armazenamento de Água (barragens), sendo responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população da Região Metropolitana de Curitiba, ou seja, é responsável pela produção de 3.200l/segundo em um consumo de 7.200l/segundo dos 3 milhões de habitantes da RMC.

A flora na região de Piraquara é caracterizada pela biodiversidade de habitats e microhabitats. A Floresta Atlântica é o tipo vegetacional predominante, maior endemismo do mundo, onde se encontra a Floresta com Araucária (floresta ombrófila mista).