RECIQUARA é a principal responsável pela reciclagem de resíduos do município

Publicado em 17/05/2023 às 16:44

A Associação de Catadores de Material Reciclável de Piraquara, RECIQUARA, é responsável pela triagem de todo o material reciclável do município. O trabalho, que é realizado no bairro Guarituba, contribui para o sustento de 13 famílias, aproximadamente 60 pessoas que retiram do lixo, sua principal fonte de renda.

Desde 2019, quando foi reativada, a RECIQUARA assinou um termo de colaboração com a Prefeitura de Piraquara, onde recebe toda a coleta pública seletiva e por meio desta parceria as famílias atuam em um estabelecimento formal e menos insalubre que o trabalho realizado diretamente nas ruas. No barracão onde o lixo é separado a equipe de trabalho conta com equipamentos como esteira, prensa, balança, entre outros cedidos pela Prefeitura, que também é responsável pelo custeio do barracão e manutenção dos equipamentos.

Para que a Associação continue prestando este serviço que traz benefícios para todos os munícipes preservando o meio ambiente, é necessário que a comunidade separe corretamente o lixo e dê a destinação correta para cada categoria de resíduo.

“Aqui nós recebemos todos os tipos de plástico, papel, caixinha de leite, mas junto com o material reciclável, vem vários materiais cortantes, como caco de vidro, agulha. Então nós orientamos para que as pessoas enrolem o caco de vidro em jornal, ou coloque em uma caixa de leite, e principalmente para que não coloquem agulhas no lixo reciclável, assim como restos de comida, fralda suja, isopor, esse cuidado simples, facilita e melhora muito o nosso trabalho”, completou Ana Paula Soares, membra do RECIQUARA.

Além dos benefícios ambientais, a separação correta dos resíduos gera maior volume útil de material para a Associação, que tem como seu principal sustento a venda dos materiais.

Fique atento aos dias de coleta na sua região por meio do informativo abaixo e colabore para que juntos possamos ter uma cidade mais limpa e com menos impactos ambientais.