Prefeitura promove a 1ª edição do evento Julho das Pretas em Piraquara

Publicado em 03/07/2023 às 14:39

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, promove a 1ª edição do evento Julho das Pretas, em Piraquara.

A ação é uma iniciativa criada em 2013, pela Odara – Instituto da Mulher Negra, em homenagem ao dia 25 de Julho, data em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas. No Brasil, a data também presta uma homenagem a Tereza de Benguela, uma liderança quilombola que é exemplo de força para as mulheres que sobrevivem às sequelas da colonização.

Em Piraquara, a data será lembrada por meio de ações realizadas durante todo o mês de julho, no Centro de Artes e Esportes Unificado - CEU, no bairro Guarituba. Ao todo serão cinco encontros, realizados no período da noite, com mulheres com idade acima de sete anos, sendo que as mais novas deverão estar acompanhadas de algum familiar.

Os encontros são voltados ao conjunto de ações de organizações e movimentos das mulheres negras do Brasil, visando o fortalecimento da ação politica coletiva e autônoma desta comunidade nas diversas esferas da sociedade, intensificando a conscientização e fortalecimento da Promoção de Igualdade Racial em Piraquara.

Confira a programação do Julho das Pretas:

07/07 – Lançamento do Projeto “ Empodera Pretas de Piraquara – Visibilidade e Respeito”, com palestras sobre autoestima e empoderamento;

14/07 – Pertencimento e preparação para o desfile de moda;

22/07 – Desfile na abertura do evento de capoeira e fala sobre o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas;

28/07 – Apresentação Cultural (desfile de moda) no Encontro Não ao Feminicídio, na Câmara de Vereadores de Piraquara, às 9h.

Todos os encontros terão início às 18h30, no Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU, localizado na Rua Juri Danilenko, nº 3460, no bairro Guarituba.