Prefeitura entrega Praça do São Cristóvão revitalizada com primeiro Parquinho de Inclusão em Piraquara

Publicado em 30/01/2024 às 15:25

No último sábado, dia 27 de janeiro, a Prefeitura de Piraquara, realizou a entrega da Praça José de Freitas, no bairro São Cristóvão, totalmente revitalizada e reestruturada para a população. A ação fez parte da programação de aniversário Piraquara 134 anos, e reuniu os moradores, autoridades e comunidade em uma grande festa.

Durante a entrega, o público contou com atividades de lazer oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, brinquedos infláveis para as crianças e a Feirinha, que levou até o local gastronomia e artigos variados.

Agora, a praça que é a primeira do município com playground inclusivo, conta com um espaço maior e melhor disposto para que a população realize suas atividades de lazer. No paisagismo, são mais de 15 espécies de plantas, distribuídas entre floreiras elevadas e no entorno da praça, mesas de xadrez e pergolados em eucalipto.

No centro da Praça, a flor de Manacá da Serra foi representada por meio de mosaico no calçamento. Além de todo o trabalho de paisagismo, foram instalados doze aparelhos de academia ao ar livre e quatro barras de exercício, um playground de areia, 40 postes de iluminação e espaço para estacionamento de food truck com tomadas para a instalação dos mesmos.

Por meio da Lei 563/2001, o espaço é denominado Praça José de Freitas, em homenagem ao também conhecido Juca Coringa, morador município e ex-policial Penal. Durante a inauguração, a filha Rose Amaral, bastante emocionada falou do pai e representou a família.

Quem também foi lembrada durante a solenidade, foi a Sra. Apolônia Juma Dallagassa, moradora antiga do entorno da praça que durante muitos anos ajudou a zelar pelo local. Seu filho, Wilmar Dalagassa, representou a família durante o ato e recebeu uma homenagem das autoridades presentes.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, ressaltou a entrega desse importante equipamento público de inclusão. “É um dia de alegria não só para os moradores do bairro São Cristóvão, mas para toda população de Piraquara. Simboliza a entrega de mais um equipamento inédito em nossa cidade que atenderá a todos”, enfatizou.

PARQUE INCLUSIVO GEOVANA CRISTINA MALAQUIAS

A Praça está localizada em frente a dois espaços que oferecem ensino e cuidado para pessoas com deficiência, a Escola Municipal Especializada Cristiane Pampuch e a APAE, e por isso foi escolhida para receber o primeiro playground acessível do município, com aparelhos lúdicos inclusivos, sendo três gangorras e um gira-gira onde cadeirantes podem acessar. Ainda conta com painéis interativos de jogo da memória e um brinquedo com 18 atividades diferentes instalado na área do playground.

O Parque leva o nome da estrelinha Geovana Cristina Malaquias, portadora de uma síndrome rara, chamada de Síndrome de Walker Warburn. Em memória de Geovana, sua mãe Aline, engajou na causa e hoje incentiva e defende os direitos das pessoas com síndromes raras, com o Projeto Raros Piraquara e por meio da Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras. Ela também esteve presente e foi homenageada pelo poder público municipal.

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença da Primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes, o Vice-Prefeito Rivas, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon De Souza Tesserolli, o Secretário de Desenvolvimento Urbano Jonas Fausto, os representantes das famílias homenageadas, os vereadores Cícero, Professor Pedro Zaro, Professor Gilmar Cordeiro, Pastor Guanair, além do ex-prefeito, Marcus Tesserolli.