Prefeitura de Piraquara realiza mais um mutirão de orientação e testagem da COVID-19

Publicado em 15/01/2021 às 00:00

Na quinta-feira, dia 14 de janeiro, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de orientação e testagem da COVID-19. O município é pioneiro na ação, e chega a sua quinta edição, que é realizada para ampliar o atendimento dos cidadãos, descentralizando as coletas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e UPA 24h.

A ação foi realizada em frente à sede da Prefeitura, das 09h às 13h, para avaliação de pacientes com sintomas leves como dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo e coriza. Os atendimentos foram realizados por meio do sistema drive trhu e também em tendas, além das orientações, foram coletados 176 exames de swab (RT-PCR - cotonete).

A moradora da Vila Ipanema, Maria Luiza Krupa, participou da ação com seus familiares e destaca a importância do serviço. “Me sinto mais segura em poder realizar o exame aqui, sem precisar ir em um Posto de Saúde, além disso, queremos descartar a possibilidade de estar com a doença”, comentou.

A Secretaria de Saúde, Glaucia Buss Guimarães, comenta os principais objetivos da ação. “Queremos identificar o maior número de pessoas com sintomas, para diminuir a circulação viral no município, além disso, diminuímos a demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Sáude e UPA 24h, percebemos que nos dias seguintes da ação, a diminuição é cerca de 30% nos atendimentos”, destaca.

O Prefeito Josimar Aparecido Knupp Fróes acompanhou a ação e destacou os serviços realizados pela Secretaria de Saúde. “Estamos realizando mais um mutirão para ampliar o atendimento dos piraquarenses e isso é possível graças ao comprometimento e ótimo trabalho que vem sendo realizado pelos servidores da Saúde”.

Além disso, o Prefeito comentou sobre a imunização contra a doença. ”Piraquara está preparada para vacinar a população, recebemos a sinalização dos Governos Federal e Estadual para a disponibilização da vacina, mas temos separado recursos para aquisição de mais doses, caso seja necessário”, afirmou.

MUTIRÕES ANTERIORES

Mais de mil exames foram coletados nos mutirões, e centenas de pessoas receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus.

01/12 – 475 Coletas – 116 Positivos - Centro

09/12 – 161 Coletas – 33 Positivos - Guarituba

15/12 – 343 Coletas – 73 Positivos - Centro

16/12 – 76 Coletas – 20 Positivos – Vila Macedo

SERVIÇO:

Em caso de dúvidas, antes de procurar as Unidades de Saúde ou UPA 24h, ligue para os telefones: (41) 3590-3722 ou (41)99259-5795 WhatsApp.