Prefeitura de Piraquara promoveu ações do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Publicado em 23/09/2021 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 18 de setembro, na Regional do Guarituba, ao lado da Unidade Básica de Saúde, Carlos Jess – Caiçara, uma ação alusiva a Campanha Setembro Amarelo.

Foram realizadas abordagens de prevenção ao suicídio (acolhimento) e de promoção à saúde mental; Ações de autocuidado através das Práticas Integrativas e Complementares (meditação, práticas corporais, dança sênior, dança de cantiga de roda, automassagem e uso de plantas medicinais) e ainda orientações quanto aos cuidados em saúde, nos equipamentos de saúde municipais, que compõem a Rede de Atenção Psicossocial.

No dia 25 de setembro, das 09h às 16h, a atividade será replicada no Calçadão, em frente à Igreja Matriz, na Região Central do município. Profissionais de diferentes segmentos integrarão a ação: enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais do Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF.

SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Data: 25 de setembro

Local: Calçadão Central (em frente à Igreja Matriz)

Hora: 9h às 16h