Prefeitura de Piraquara inicia a distribuição do 2º kit de alimentação escolar de 2021

Publicado em 07/05/2021 às 00:00

Em razão da pandemia da Covid-19 que iniciou no início do ano passado, as aulas presenciais foram suspensas, o que acarretou consequentemente na suspensão do fornecimento da alimentação escolar nas instituições de ensino. Para que os estudantes não ficassem desamparados com relação à alimentação, estão sendo distribuídos desde o início da pandemia kits de alimentos para os escolares, durante o período de suspensão das aulas.

Esses kits são elaborados pelas nutricionistas do Departamento de Nutrição Escolar do município, seguindo as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visam suprir as necessidades nutricionais das crianças no período de aulas remotas/online que seria equivalente à oferta da “merenda escolar”, se estivessem frequentando as instituições de ensino, presencialmente. Todos os alunos (dos quais os pais manifestem interesse em receber os kits) estão sendo contemplados.

A previsão é que o segundo kit deste ano seja fornecido para aproximadamente 11.700 alunos da rede municipal de ensino. Os alimentos contemplados variam a cada entrega, mas cada um dos kits é composto por alimentos semiperecíveis (como arroz, macarrão, feijão, quirera, etc) e perecíveis (frutas, verduras, legumes e ovos). A duração e composição dos kits também varia de acordo com a faixa etária dos estudantes e período em que estão matriculados (parcial ou integral). Deste modo, os alunos matriculados em período integral (que estariam consumindo mais refeições ao dia, se estivessem frequentando as aulas presencialmente) estão recebendo kits com mais itens.

A distribuição ocorre nas instituições de ensino em que os estudantes estão matriculados e é divulgada com antecedência nas redes sociais de cada escola/CMEI, com as orientações sobre as datas, horários e procedimentos de cuidado com a saúde que devem ser adotados na retirada dos kits.