Piraquara promoveu o I Encontro de Humanização em Saúde: "Cuidando de quem cuida"

Publicado em 22/12/2021 às 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara, por meio do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde, realizou na última quinta-feira, dia 16 de dezembro, o I Encontro de Humanização em Saúde: “Cuidando de quem cuida”, na sede da União da Polícia Civil. Foi a primeira, de uma série de ações que visam a valorização dos profissionais da saúde municipal, por meio de práticas integrativas e complementares.

Na oportunidade, os servidores também receberam o reconhecimento das autoridades presentes, em razão do trabalho desenvolvido durante a pandemia. “É um momento de formação, mas não podemos deixar de agradecer cada profissional da saúde de Piraquara que atuou no combate a Covid-19. Vocês fizeram a diferença na vida das pessoas segurando a taxa de mortalidade e tornando Piraquara referência em vacinação”, destacou o Prefeito, Josimar Fróes.

A programação contou com a exibição de um vídeo de homenagem que trouxe o relato de profissionais da rede municipal sobre os desafios na pandemia, e também com a apresentação do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde - NECS, feita pela Coordenadora, Tissiane Igeski, expondo os objetivos e as próximas ações previstas por esse setor da Secretaria Municipal de Saúde que foi reestruturado para dar maior suporte aos servidores.

A Secretária Municipal de Saúde, Gláucia Buss, também falou sobre os desafios ao servidores e destacou o trabalho desenvolvido por todos. “A título de comparação temos municípios maiores da Região Metropolitana de Curitiba, com estruturas superiores, mas que tiveram indicadores muito piores. Nós conseguimos fazer mais com menos e muito disso se deve ao trabalho de cada servidor da saúde de Piraquara”, enalteceu.

Por fim, eles tiveram a palestra “A receita para uma vida feliz e saudável", ministrada  pelos Doutores Palhaços - SOS Alegria, organização que utiliza o riso como elemento de conexão e afeto, propondo encontros que possam inspirar e motivar transformações, com o objetivo de promover a humanização e promoção da saúde em ambientes hospitalares.

Também participaram do I Encontro de Humanização em Saúde: “Cuidando de quem cuida”, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes, o Vice Prefeito, Rivas, a Diretora do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná - São Roque, Maristela Zanella, além dos servidores de todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde.