Piraquara e SEBRAE lançam Programa de Apoio Direto à Inovação para agricultura e turismo

Publicado em 29/04/2022 às 00:00

Na terça-feira, dia 26, e na quarta-feira, dia 27 de abril, ocorreu em Piraquara o lançamento oficial do Programa de Apoio Direto à Inovação - PADI, voltado para o desenvolvimento da agricultura e turismo local. A iniciativa inédita no município foi viabilizada por meio da parceria com o SEBRAE/PR e tem como objetivo o diagnóstico e implementação de novas tecnologias para fomento dos segmentos.

O PADI já vem sendo desenvolvido em alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com bons resultados. Em Piraquara, o programa é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Entre as propostas está a identificação de gargalos tecnológicos e a proposição de tecnologias para superá-los, além do acompanhamento do impacto das novas tecnologias e práticas de manejo junto aos produtores e os empreendimentos turísticos.

Na terça, a proposta foi apresentada para os produtores rurais e na quarta foi a vez dos representantes dos empreendimentos turísticos de Piraquara. Os encontros foram realizados no Teatro Heloína Ribeiro de Souza, onde os participantes conheceram o cronograma de trabalho e fizeram a adesão. O PADI terá duração de um ano com todo o suporte e acompanhamento dos consultores do SEBRAE/PR e técnicos da SMDE.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, ressaltou a implementação do PADI em Piraquara. “É uma oportunidade que visa dar suporte e a possibilidade de ampliação e inovação das mais variadas técnicas e tendências para os nossos agricultores, investidores do turismo e o comércio. Estamos muito otimistas, pois Piraquara possui um grande potencial e o Poder Público está dando o apoio, incentivo e o suporte técnico para esses segmentos”, destacou.

Já o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, enalteceu a adesão dos produtores e dos empreendimentos turísticos ao PADI. “Nós últimos anos Piraquara investiu na infraestrutura da região rural, sinalização e outras ações para consolidação da sua vocação agrícola e turística. Agora, ficamos felizes com a adesão de todos que acreditam nesse potencial, que atenderam o nosso convite e receberão todo o apoio de uma instituição de renome como o SEBRAE para alavancar seus empreendimentos”, finalizou.

Os dois dias de lançamento também contaram com a participação do Vice-Prefeito, Rivas, do Vereador Guanair, além de representantes do SEBRAE, secretários, diretores municipais e servidores da SMDE.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico