Farmácia do Jd Primavera agora fornece medicamentes para tratamento de média e alta complexidade

Publicado em 24/02/2021 às 00:00

Teve início nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o atendimento por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF, na Farmácia Municipal do Jardim Primavera. O novo procedimento possibilita a dispensação de medicamentos que compõe os tratamentos de média e alta complexidade, para atendimento a transplantados, pacientes com artrite, hepatite, Alzheimer, Parkinson, asma, esclerose múltipla, entre outras doenças.

Anteriormente, os pacientes de Piraquara tinham que fazer a retirada desses medicamentos somente na 2ª Regional de Saúde do Paraná, no centro de Curitiba. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

A descentralização do serviço foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Farmácia do Paraná. Os processos são montados e encaminhados para avaliação na 2° Regional de Saúde. Na Farmácia do Primavera poderão ser sanadas as dúvidas em relação a medicamentos que fazem parte do elenco da Farmácia do Paraná e para qual diagnóstico (CID) ele está disponível, além de quais documentos e exames são necessários para solicitação inicial do medicamento e que deverão ser anexados ao formulário.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, visitou na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a farmácia e ressaltou a oferta do novo serviço. “Piraquara hoje conta com três farmácias municipais e agora com os serviços da Farmácia Especial, que traz mais comodidade e economia para os pacientes que até então precisavam se deslocar até Curitiba para a retirada dos medicamentos”, enfatizou.

SERVIÇO

A Farmácia Especial de Piraquara está funcionando junto a Farmácia Municipal do Primavera, situada na Rua Targino da Silva, n°13, Jardim PrimaveraOs atendimentos e retiradas serão agendados pelo telefone (41) 3590-3219. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. No último dia útil de cada mês não haverá atendimento na Farmácia Especial, pois é padronizada pela Secretaria de Estado da Saúde o fechamento para contagem de estoque e balanço.

Farmácia Municipal do Jardim Primavera

A Prefeitura de Piraquara inaugurou em maio de 2020 a Farmácia Municipal do Jardim Primavera. O novo espaço ampliou a descentralização do atendimento farmacêutico no município. Com mais essa unidade, a população passou a contar com três Farmácias Municipais, um Centro de Abastecimento Farmacêutico, além da dispensação de medicamentos nas unidades de saúde.

A farmácia foi planejada para atender os moradores dos bairros Jardim Primavera, Jardim Santa Mônica, Jardim Esmeralda, Vila Macedo e Vila Militar. Em razão da proximidade, ela também é referência para os pacientes atendidos na UPA 24h, com funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 17h, e no sábado das 08h às 12h.

A unidade conta com uma farmacêutica, uma técnica em enfermagem e dois técnicos administrativos.