Caminhada Piraquara Rosa conclui o calendário de ações do Outubro Rosa

Publicado em 30/10/2023 às 14:37

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), realizou na última quinta-feira dia 26 de outubro a tradicional Caminhada Piraquara Rosa. A ação teve início em frente à Prefeitura de Piraquara e terminou no Parque das Águas Jacob Simião, fechando o calendário de ações em prol da saúde da mulher, do mês de outubro.

O evento, que já se torno tradição no município, tem o intuito de apoiar a campanha nacional e alertar os cidadãos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Além da caminhada, durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde concentrou esforços no atendimento das mulheres com ações de orientação em feiras, supermercados e estabelecimentos parceiros, mutirões de coleta de preventivo e solicitações de mamografia aos finais de semana, entre outros atendimentos.

A caminhada reuniu cerca de 100 pessoas de diferentes idades, que usaram roupas e adereços rosa, em apoio a causa. Antes da saída, a tradicional foto com os servidores foi realizada no saguão da Prefeitura, que ficou rosa. No trajeto, os participantes interagiam com os comerciantes e a população que se deslocava pela Avenida Getúlio Vargas.

Também participaram da caminhada o Prefeito Josimar, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico Creusa Fróes, o Secretário de Saúde Ranieri Simões, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer e Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Mazon Tesserolli, e a Coordenadora de Políticas para Mulheres, Edinalva Theodoro.

PIRAQUARA ROSA
A Campanha Piraquara Rosa é referência também para outros municípios. Ela foi instituída no ano de 2013 com o objetivo de intensificar o atendimento às mulheres e socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, por meio do envolvimento do poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população.