Notícia

Caminhada "ConscientiAutizando" encerrou as atividades do Abril Azul em Piraquara

Publicado em 02/05/2022 às 00:00

O Parque das Águas Jacob Simião foi colorido de azul no último sábado, dia 30 de abril, durante a Caminhada “ConscientiAutizando”. O evento marcou o encerramento das atividades do Abril Azul em Piraquara, programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que teve como objetivo dar maior visibilidade ao tema, promover a inclusão, bem como a criação de políticas públicas e ações voltadas para esse público.


A ação contou com a participação de crianças com autismo, familiares e autoridades do município, com início no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, onde tiveram os pronunciamentos das autoridades e dos organizadores. Em seguida, com faixas, bexigas azuis e camisetas personalizadas, os participantes realizaram uma caminhada pelo parque e se concentraram no anfiteatro. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega dos crachás de identificação e prioridade para as crianças que fizeram o cadastro anteriormente.


Participaram da caminhada o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, os vereadores de Piraquara, Guanair, Marcelinho e Vandinho, a a Secretária Saúde, Mariana Zanella, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, o ex-prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Vereador de Pinhais, Renan Ceschin, a enfermeira especialista em Transtorno do Espectro Autista e integrante do grupo ConscientiAutizando, Ivony da Costa Rosa, além das mães do grupo e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.  


ABRIL AZUL


O município hoje possui a “Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”, instituída por meio da Lei 1782/2017, e a “Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, regulamentada pela Lei 2125/2021. As ações do mês foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde com a participação de outras secretarias municipais, além de mães que fazem parte do Projeto ConscientiAutizando e a Câmara Municipal.


RETIRADA DOS CRACHÁS DE IDENTIFICAÇÃO


Nesta primeira etapa, foram confeccionados 119 crachás de identificação e prioridade, para crianças que se inscreveram no cadastro aberto pela Secretaria Municipal de Saúde. Nele, consta a foto, nome completo, data de nascimento, nome dos pais, legislação e informações sobre o direito ao atendimento prioritário. Quem não retirou a carteirinha durante a caminhada no sábado, dia 30 de abril, deve retirar na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Quem eventualmente não fez o cadastro, também deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer a solicitação.  

 


Imagens