Perguntas Frequentes sobre Dengue

1. Qualquer pessoa pode ser contaminada com dengue?

Sim. Pessoas de qualquer idade podem se contaminar. Porém, mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, indivíduos com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e crianças até dois anos têm risco aumentado de desenvolverem a forma mais grave da doença e até mesmo outras complicações.


2. Como saber se o mosquito é o Aedes Aegypti?

O Aedes Aegypti caracteriza-se por ser um mosquito de tamanho médio, cor escura e com listras brancas. Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde. Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça. Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.


3. Quais são os sintomas de dengue?

Febre, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito, glândulas inchadas, dor de cabeça, dores musculares e/ou articulares.


4. O mosquito da dengue vive apenas no verão?

Não. A dengue é uma doença sazonal, ou seja, costuma acontecer em alguns períodos. No caso da dengue, nos meses mais chuvosos e quentes, que são de outubro a maio. Porém, isso não impede a contaminação em outras estações do ano, inclusive as mais frias. Por exemplo, os ovos se tornam resistentes à dessecação e podem sobreviver por períodos que vão de vários meses até mais de um ano (diapausa). Dessa forma, com a elevação de temperatura no inverno e chuvas, em vida latente, as larvas poderão emergir a qualquer momento em que os ovos forem colocados em contato com a água desde que esta contenha o estímulo necessário para fazê-los eclodir.
Após completar o ciclo de vida até a fase adulta, o mosquito pode iniciar uma nova infestação. Se uma fêmea picar uma pessoa infectada com o vírus da dengue, ela pode se contaminar e iniciar a cadeia de transmissão da doença para outras pessoas ao picá-las.


5. Como acontece a transmissão da dengue?

O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4 a 10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.


6. A dengue pode ser transmitida de pessoa a pessoa?

Não.  Apesar de ser um vírus, a dengue não é transmitida pelo ar ou pelo contato com uma pessoa infectada. A única forma de transmissão da doença é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.


7. Como é feito o diagnóstico da dengue?

O diagnóstico é clínico com base nas manifestações apresentadas pelo paciente. Existem dois exames realizados pelo município:

  • NS1 – exame que detecta o vírus da dengue no paciente com sintomas até 5 dias.
  • IgG e IgM – exame que detecta o vírus da dengue no paciente com mais de 6 dias de sintomas.


8. Qual o tratamento para dengue?

Não existe um medicamento específico para o vírus da dengue – o tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos e no controle de sintomas. Por isso, é recomendado:

  • Repouso enquanto durar a febre.
  • Ingestão de líquidos.
  • Uso de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre.
  • Interrupção do uso de AAS (Ácido Acetilsalicílico) e de anti-inflamatórios não hormonais (como diclofenaco, ibuprofeno, etc) a fim de minimizar o risco de sangramentos.
  • Retorno ao serviço de saúde em caso de piora dos sintomas ou quando o médico orientar que o paciente deve retornar para reavaliação.

Em geral, a recuperação completa, para casos leves, acontece em torno de 10 dias.


9. A pessoa pode pegar dengue mais de uma vez?

Sim. Como existem 4 sorotipos diferentes da doença, uma pessoa pode se contaminar até quatro vezes ao longo da vida – cada vez por um dos sorotipos. A recuperação da infeção por um sorotipo proporciona imunidade vitalícia apenas contra ele. Ao ser contaminada novamente por qualquer um dos outros sorotipos da dengue, o risco de desenvolver a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença, aumenta.


10. Como se proteger da doença?

O combate aos criadouros do mosquito é a principal forma de prevenção da dengue e das demais arboviroses transmitidas pelo mosquito, como Zika e Chikungunya. Eliminar os focos de proliferação do mosquito (locais que permitem o acúmulo de água parada, como caixas-d’água, vasos de plantas, lixo, pneus, tampinhas de garrafa, entre outras) é a ação mais importante de combate. É importante lembrar que a participação da população é fundamental, já que grande parte dos focos do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Os cuidados devem ser realizados ao longo de todo o ano e não apenas no verão. O uso de repelentes, mosquiteiros e de roupas que protegem as pernas e os braços também fazem parte das orientações de proteção contra a dengue. E lembre-se: receba os agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que trabalham em sua cidade.


11. Como fazer para denunciar locais de água parada com focos de dengue?

Em Piraquara, a denúncia pode ser realizada de duas formas: