Sobre o Coronavírus

 

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

Febre
Tosse
Dificuldade para respirar

COMO É A TRANSMISSÃO?

Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo). Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

Se você viajou nos últimos 14 dias para áreas com o vírus circulante ou teve contato com pessoas suspeitas ou confirmadas do COVID19 e apresenta sintomas respiratórios, procure uma unidade de saúde ou a UPA 24h. Se não estiver com nenhum sintoma, evite essas unidades.

COMO PREVENIR?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).



  1. Quem deve tomar a vacina?

Toda a população acima de 12 anos. O esquema de vacinação é de 2 doses para toda a população e mais uma dose de reforço para adultos acima de 18 anos que já possuem 120 dias da segunda dose.

  1. Com a vacinação as duas doses de vacina e mais a dose de reforço estarei completamente imunizado?

 A vacina reduzirá o risco de óbito e complicações pela covid-19, mas é possível que pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas ou desenvolvam sintomas leves.

  1. Eu estou imunizado logo após tomar a vacina? Já posso frequentar aglomerações?

 Não! O sistema imunológico demora algum tempo para produzir a quantidade necessária de anticorpos. Além disso, ainda não há estudos sobre a eficácia da vacina no bloqueio da transmissibilidade da doença, assim, a adoção das medidas não-farmacológicas de prevenção como o uso de máscara, distanciamento social e a atenção à higiene das mãos e de objetos devem ser continuadas.  

  1. A pessoa vacinada pode transmitir o vírus?

Sim, sabe-se que indivíduos vacinados tem menor risco de complicações e óbito, mas pode transmitir a doença mesmo sendo assintomático. Por isso a importância do esquema vacina completo.

  1. Eu já peguei COVID-19, preciso me vacinar?

Sim! Pessoas que já pegaram Covid-19 devem ser vacinadas. Pesquisas apontam que a vacina pode proporcionar uma imunidade mais duradoura à Covid-19 e fortalecer a imunidade natural à doença.

  1. Após exame positivo para COVID-19, quanto tempo devo esperar para tomar a vacina?

 Ministério da Saúde recomenda o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade por  pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.  

  1. Posso tomar a vacina do COVID e outras vacinas no mesmo dia?

Sim, a vacina de COVID pode ser associada a outras vacinas, como exemplo a vacina da gripe ou febre amarela.