Turismo de Aventura e Ecoturismo no Roteiro

09/07/2013

Morro do Canal

clique para ampliarMorro do Canal (Foto: Bruno Oliveira)

Com 1.373 metros acima do nível do mar, a subida ao Morro leva cerca de uma hora e meia, com pontos mais difíceis ao se aproximar da gruta, que está antes do topo do Morro. Lá de cima é possível avistar boa parte do litoral do Estado. O nível de dificuldade da caminhada é baixo para médio. Para os sedentários ou para as pessoas que praticam esportes somente aos finais de semana, ou de vez em quando, a subida ao Morro do Canal torna-se um pouco mais difícil, mas isso não compromete o resultado final. A subida leva em média uma hora e meia. Ao chegar ao cume do morro, a paisagem recompensa.

 

Mananciais da Serra


Nos Mananciais da Serra permanecem até hoje o conjunto de 17 reservatórios que a partir de 1908 abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal reservatório e a partir dele uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco.

 

Reservatório Carvalho

clique para ampliar
Reservatório do Carvalho (Foto: SANEPAR)

A Represa do Carvalho foi o primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba inaugurado em 1908, e é um belo lugar para visitação. A área é uma opção de lazer na região de Piraquara para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local. A região pertence aos Mananciais da Serra, na área do Parque Estadual Pico do Marumbi, e os visitantes podem participar de atividades monitoradas como caminhadas e trilhas. Durante o percurso da Área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O local recebe grupos com visitas agendadas, mas está aberto à visitação sem agendamento prévio nas seguintes datas:

Abril: 08 e 09

Maio: 20 e 21

Junho: 10 e 11

Julho: 08 e 09

Agosto: 19 e 20

Setembro: 16 e 17

Outubro: 07 e 08

Novembro: 11 e 12

Dezembro: 09 e 10

 

Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM)

clique para ampliarMirante CEAM (Foto: Bruno Oliveira)

Inaugurado em novembro de 1997, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra está localizado junto à Barragem do Rio Cayuguava (Piraquara I). O CEAM possui um mini auditório com capacidade para 30 pessoas, salas com exposições temáticas permanentes sobre o Patrimônio Natural e Histórico da Região, conta com uma área coberta de 200 m² para realização de atividades educativas e conscientização ambiental. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de uma semana.

 

CEAM: (41) 3673-3310 - informações e agendamento de visitas

 Departamento de Turismo: (41) 3590-3320 / (41) 3590-3321