Roteiro Turístico Caminho Trentino nos Manaciais da Serra

09/07/2013

O projeto para implantação deste roteiro é um pouco mais antigo do que sua efetiva implantação. O projeto é de 1997, do Técnico Agrícola Gilmar Zachi Clavisso (ex-secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo – SMAAT), em parceria com a EMATER – PR. A divulgação do projeto ocorreu em 2001, no I Fórum “Pensando na cidade”.  A proposta inicial era a divisão do caminho em núcleos para visitação (propriedades rurais, áreas urbanas, atrativos culturais e áreas naturais protegidas) com um eixo principal, pois estão ligados por uma malha urbana que dificulta a formação de um eixo único com acesso direto à grande maioria dos pontos.

O Caminho Trentino abrange a sede do município e os mananciais da Serra, passando pelas comunidades de Volteio, Laranjeiras, Roça Nova, Capoeira dos Dinos, Colônia Santa Maria, Entremar e Botiatuva. No trajeto encontram-se muitos empreendimentos que oferecem passeios a cavalo e aulas de equitação, algumas pousadas e a venda de café rural, comida caseira, galinhas e ovos caipira, vinhos, queijos, manteiga caseira, mel, salame, carneiro, morangos orgânicos, entre outros produtos, bem como a Vila Agroecológica.

 

Mapa Turístico do Roteiro

clique para ampliar>clique para ampliarMapa turístico - Roteiro (Foto: Divulgação)

Segmentos turísticos no Roteiro: Piraquara oferece uma grande diversidade de locais para a prática do turismo de aventura e para aqueles que gostam do contato com a natureza. São estradas rurais com mais de 100 km para a prática de mountain bike, caminhadas, trekking, escalada e cavalgada, onde se encontram belíssimas paisagens que podem ser admiradas nos trajetos.

Turismo Histórico-Cultural

Turismo de Aventura e Ecoturismo

Centro de Informações Turísticas: (41) 3590-3320 / (41) 3590-3321