Pilhas e Baterias

23/08/2018

Pilhas e Baterias 

    As pilhas de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente, representam o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos, pois tem em sua composição metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Devido aos metais pesados presentes nos componentes, como chumbo, cádmo e mercúrio (entre outros elementos tóxicos), o descarte inadequado desse tipo de resíduo, além de ser crime (lei federal 9.605/98), provoca severos danos ao meio ambiente e a saúde.

    Sua contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia, dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas. 

Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.  

    Cada componente da cadeia de consumo tem sua parcela de participação: consumidores devem devolver o produto depois de uso em pontos determinados pelos comerciantes, estes por sua vez devem receber e armazenar o material em local adequado, aos distribuidores e indústria cabe coletar e destinar corretamente esse material, ou seja, você deve deixar a pilha usada na loja em que foi comprada a nova para que tenha a destinação correta.

    A Prefeitura Municipal de Piraquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem parceria com a ABINEE e recebe esses materiais em Pontos de Entrega Voluntária* ou em Feiras de Educação Ambiental.

*Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Rua Barão do Cerro Azul, 361 - Centro     

*Centro da Juventude: Marechal Deodoro da Fonseca,1951 - Recanto das Águas

*Regional do Guarituba: Rua Betonex, 2330 - Guarituba

Mais Informações:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Telefone: 3590-3509