Controle Animal em Piraquara

10/07/2015

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza diversas ações de educação quanto à guarda responsável e para combater o abandono de animais, entre trabalhos emergenciais e projetos para médio prazo.

 Centro de Triagem:  O espaço é exclusivo para casos específicos, atendidos por meio de protocolo ou em caráter emergencial que envolve maus tratos de animais.

 A proposta de funcionamento do local foi discutida em reuniões entre a Prefeitura, organizações da sociedade civil e voluntários independentes do município, pessoas que trabalham em prol destes animais abandonados.

 Castração e chipagem: Entre as ações em médio prazo, a Prefeitura implantou o programa de castração de cães e gatos, voltado para famílias de baixa renda. Programa de chipagem para identificação dos responsáveis. Todos os animais recolhidos ou castrados serão identificados com o microchip, como uma forma de maior controle da população.

 Campanhas educativas: As Campanhas Educativas sobre a Guarda Responsável e Bem Estar Animal são permanentes nas escolas e para a população, em diversas ações de orientação. O objetivo é conscientizar as pessoas, para que elas avaliem a situação, a casa onde moram, se o espaço é adequado, e se possuem condições financeiras e tempo para cuidarem de um animal de estimação.

godofredo e crianças