Coleta de Eletroeletrônicos/eletrodomésticos

15/07/2015

Lixo eletrônico

Saiba o que é, e o que fazer

Computadores, Impressoras, TVs, Telefones, Celulares, Rádio, Video Cassetes, Video Games, Fax, DVD, Etc.

lixo eletronico

Devido aos metais pesados presentes nos componentes, como chumbo, cádmo e mercúrio (entre outros elementos tóxicos), o descarte inadequado desse tipo de resíduo, além de ser crime (lei federal 9.605/98), provoca severos danos ao meio ambiente e a saúde.

De acordo com o Greenpeace, os eletrônicos rejeitados em todo o mundo somam mais de 50 milhões de toneladas desse lixo ao ano. Somente no Brasil são descartadas cerca de 500 mil toneladas de sucata eletrônica anualmente.

Você Sabia que nós brasileiros jogamos no lixo todo ano, cerca de um milhão de computadores. Além disso, de 10% a 20% de celulares entram em inatividade no mesmo período.

Dessa forma, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

 Cada componente da cadeia de consumo tem sua parcela de participação: consumidores devem devolver o produto depois de uso em pontos determinados pelos comerciantes, estes por sua vez devem receber e armazenar o material em local adequado, aos distribuidores e indústria cabe coletar e destinar corretamente esse material. 

 Cabe salientar que a responsabilidade compartilhada define que os resíduos da logística reversa, como pneus, NÃO PODEM ser coletados e destinados pelo poder público. O poder público deve articular a logística desse sistema e fiscalizar o seu correto funcionamento.

Você sabia que descumprir as obrigações previstas no sistema de logística reversa é CRIME AMBIENTAL (art. 62 - XII) com previsão de Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais)?

A Prefeitura Municipal de Piraquara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, tem parceria com a E-lixo (uma Associação de Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos) e recebe esses materiais em Pontos de coleta voluntários ou em Feiras de Educação Ambiental.

Então, se você tem um resíduo Eletrônico, traga em um de nossos pontos:

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Rua Barão do Cerro Azul, 361- Centro - Telefone: 3590-3509
  • Centro da Juventude - Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1951 - Recanto das Águas - Telefone: 3590 - 3436
  • Regional da Prefeitura Municipal de Piraquara, no Guarituba - Rua Betonex, 2330 - Guaritua - Telefone: 3551-1179 / 3551-1189

lixo
               eletronico

 

A natureza é seu "habitat" e será de seus descendentes. A sua tarefa é simples: quando for comprar um eletrônico novo, deixe o seu usado na loja onde está adquirindo o novo, ou simplesmente guarde em casa e aguarde as nossas Feiras de Educação Ambiental.

Participe!

Faça parte