Dúvidas frequentes

Devo usar máscaras?

Apenas se estiver com os sintomas da doença, para evitar a transmissão do vírus, ou se mantiver contato com pessoas infectadas, como no caso dos profissionais de saúde. Quem não apresenta sintomas deve apenas adotar as medidas de prevenção.

É possível estar com a doença mesmo sem apresentar sintomas?

Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

Como diferenciar a COVID-19 do resfriado e da gripe?

Os sintomas da COVID-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

A COVID-19 acomete apenas idosos?

Não. Qualquer pessoa pode ter a doença, mas o público mais vulnerável são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Posso contrair o coronavírus pelo ar?

Não. O contágio se dá pelo contato com pessoas infectadas, por meio da saliva, tosse ou espirro. Por isso, deve-se ficar a mais de 2 metros de distância de um portador da doença.

Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?

Não há evidência de que animais de estimação contraiam ou transmitam o coronavírus.

Existe algum remédio que previne a COVID-19?

Não. A eficácia de antibióticos e vitaminas também não é comprovada nesse caso. A melhor maneira de prevenir a doença é adotar as medidas de proteção.

Usar o álcool em gel é mais eficiente do que lavar as mãos como medida preventiva?

Não. A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 40 segundos já é suficiente para previnir a contaminação pelo coronavírus. O uso de álcool em gel de 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem podem favorecer o contágio.

Todas as pessoas devem fazer exame para saber se estão com a doença?

Não. Apenas quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar as unidades de saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

Voltei de uma viagem internacional, o que devo fazer?

Deve permanecer 7 dias em casa. Caso apresente sintomas, comunique ou procure o serviço de saúde.

Como posso contribuir?

Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse sobre o conteúdo deste site com seus colegas, amigos, vizinhos e familiares.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: