Vigilância em Saúde do Trabalhador

e

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

SAÚDE DO TRABALHADOR


    
A área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho. As realizações em prol da saúde do trabalhador visam principalmente reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

     Realiza ações de prevenção e de avaliação de situações de risco nos ambientes de trabalho, promove atividades educativas e de informação na área de Saúde do Trabalhador e reflete sobre questões referentes à biossegurança e aos cuidados com o meio ambiente.

(SAIBA MAIS):

            O trabalho pode provocar acidentes ou doenças de forma mais freqüente do que se imagina. O trabalhador não possui informações mínimas sobre os riscos que vai encontrar. O resultado são doenças como surdez, originada em um ambiente de trabalho ruidoso, lesões por esforços repetitivos e as várias formas de intoxicação relacionadas à exposição a substâncias químicas presentes nos ambientes de trabalho. Somam-se a estes, outros tipos de doenças que muitas vezes não relacionamos facilmente ao trabalho. Por outro lado, o trabalho precário, temporário e sem carteira assinada, torna as atividades mais perigosas para uma mão-de-obra, em geral, mais exposta a riscos.

            As ações na área são voltadas à formulação e implementação de políticas de proteção à saúde, visando à redução e eliminação do adoecimento e morte resultantes das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho, bem como o aprimoramento da assistência à saúde dos trabalhadores. O foco de atuação são todos os trabalhadores presentes em áreas urbanas e rurais, abrangendo os do mercado formal, com carteira assinada ou não, do mercado informal, autônomos, funcionários públicos, desempregados e aposentados. Os agravos que podem estar relacionados às condições de trabalho somam mais de 250 doenças diferentes, todas catalogadas pelo Ministério da Saúde

 

  • LEGISLAÇÃO
    - Lei nº 8.080/1990
    - Portaria nº 485, de 11 de Novembro de 2005 - NR 32

d  tu  ew  e  n

CONTATO:

E-mail: saudedotrabalhadorpiraquara@gmail.com

Fone: 3590-3725

Rua Carlos Belão, 191 - Vila Juliana - Piraquara/Pr