PNAIC

 

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

O PNAIC também visa reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

O PNAIC possui 4 (quatro) eixos norteadores do trabalho, sendo eles: Formação Continuada, Avaliação, Materiais didáticos pedagógicos e Gestão, Mobilização e Controle Social.

As mudanças que ocorreram no PNAIC neste ano de 2017 justificam-se considerando os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) em 2013 e 2014, em que foi constatado o baixo rendimento das crianças em Língua Portuguesa e Matemática.

Outra novidade será que a s formações do PNAIC em 2017, atenderá a três grupos diferenciados:

a) professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental permanecem como foco no processo de formação;

b) professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; e

c) Articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

 

PNAIC 2017

 

 

CADERNOS DISPONÍVEIS:

 

2013

 

2014

 

2015

 

DOCUMENTOS DISPONÍVEIS:

PNAIC 2016