PDE Interativo

       Acesse o Sistema AQUI

PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível  para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza autoinstrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.

         O sistema tem a característica de ser auto-instrutivo e interativo. Ou seja, além das
escolas e secretarias não precisarem realizar formações presenciais para conhecer a
metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário,
estimulando a reflexão sobre os temas abordados.

         Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para escolas priorizadas pelo programa PDE Escola.  A partir de 2012, o sistema encontra-se disponível para todas as escolas públicas que desejam utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação.

         O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.

         Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:

1) na primeira parte, o sistema faz uma identificação geral do(a) diretor(a) e da escola;
2) em seguida, a escola realiza os Primeiros Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos, metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.

Saiba Mais